Alerta é emitido no DF para qualidade do ar; instituto classifica como "situação delicada"
População do Distrito Federal corre risco de apresentar sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de dificuldade para respirar
Nesta segunda-feira (26), o Instituto Brasília Ambiental, responsável por monitorar o ar no Distrito Federal, emitiu um alerta para a qualidade do ar na capital federal. O instituto classificou a situação como "delicada".
Os dados foram coletados no domingo (25) na estação automática localizada na Fercal, a cerca de 24 quilômetros do centro de Brasília.
O instituto confirmou que os dados coletados colocam o Índice da Qualidade do Ar (IQA) como ruim para material particulado, que pode ser constituído por poeira, fumaça ou fuligem.
Por volta das 19h, de acordo com os dados do instituto, o IQA chegou a péssimo, até as 3h da segunda-feira. "As últimas medidas da estação mostram que houve uma pequena melhora no indicativo, mas a qualidade do ar ainda está muito ruim", destacou o instituto.
Ainda de acordo com o instituto, as condições meteorológicas não favoreceram a dispersão dos poluentes. A fumaça dos incêndios continua sendo levada para a região pelo vento sul. As informações são da Agência Brasil.