Eclipse Lunar no Brasil: saiba quando vai acontecer e como assistir
Fenômeno terá o alinhamento do Sol, da Terra e da Lua Cheia e poderá ser acompanhado pelos brasileiros. Saiba data, horário e como acompanhar
Um eclipse parcial da Lua vai acontecer na noite da próxima terça-feira (17) para quarta-feira (18) e poderá ser visto no Brasil.
Este é o segundo eclipse lunar do ano, de acordo com a gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento.
“Os eclipses da lua podem ocorrem com mais frequência 2 vezes por ano. Pode acontecer de forma mais rara que haja somente 1 eclipse da Lua em um ano ou 3 em 1 ano”, explica.
De acordo a especialista, o Sol, a Terra e a Lua Cheia estarão alinhados no eclipse lunar. “Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, quando a Lua entra na sombra da Terra, quem estiver vendo, vê a Lua eclipsada”, detalha.
Que horas vai ser o eclipse?
O fenômeno astronômico vai começar a partir das 21h41 do dia 17 de setembro, no horário de Brasília, e terminar à 1h47 da quarta, dia 18.
Portanto, o eclipse será visível para os locais onde é noite na hora do eclipse. A altura da Lua no céu vai variar de acordo com a localidade.
Confira os horários:
- Início do eclipse penumbral às 21:41:07
- Início do eclipse parcial às 23:12:58
- Máximo do eclipse parcial às 23:44:18
- Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38
- Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27
Onde assistir o eclipse da lua?
O evento astronômico será transmitido pelo Observatório Nacional no canal do YouTube [veja abaixo]. Não é preciso nenhum instrumento específico ou cuidado especial para observar o eclipse lunar.
Eclipse solar
Alguns brasileiros também poderão acompanhar um eclipse solar em breve. O Sol, a Lua Nova e a Terra estarão alinhados no dia 2 de outubro.
“No caso do eclipse do Sol, a sombra da Lua projetada na Terra é pequena em relação à Terra e essa projeção faz um caminho sobre a Terra e só quem está neste caminho é que vai ver o eclipse”, explica Josina Nascimento.
O eclipse solar poderá ser visto na parte sul da região Centro-Oeste, na parte sul da região Sudeste e toda a Região Sul. O fenômeno será visível numa estreita faixa no oceano Pacífico, no Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, nos países Chile e Argentina.
O horário do eclipse solar também vai depender do local, próximo ao pôr do sol. No Rio de Janeiro, por exemplo, o eclipse parcial começa às 17h01, com máximo às 17h42. Já em Porto Alegre, começa às 16h38, com máximo às 17h42.
É importante ressaltar que para acompanhar um eclipse solar, não se deve olhar diretamente para o Sol, nem com óculos escuros.
Apenas o filtro soldador 14, comprado em lojas de ferragens, ou óculos apropriados para observação do Sol são seguros para acompanhar o fenômeno. A falta de cuidados poderá provocar sérios problemas na visão, inclusive cegueira.