Avião cai em Parnamirim: caça da FAB sofre acidente aéreo na Grande Natal
Queda de avião pertencente à Força Aérea Brasileira ocorreu na tarde desta terça-feira (22), em uma cidade próxima a Natal (RN). Veja imagens
Com informações de agências
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22), na região metropolitana de Natal. A aeronave do tipo caça F-5M caiu no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
A queda foi em local de mata e provocou um incêndio na vegetação.
De acordo com as primeiras informações, o piloto estaria sozinho e conseguiu se ejetar do avião. Ele foi levado para o Hospital da Aeronáutica e o estado de saúde é estável, segundo a TV Globo.
A queda aconteceu próximo à Base da Força Aérea de Parnamirim, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, que enviou duas equipes para o local, para conter as chamas causadas pelo querosene da aeronave.
Treinamentos na região
Outros aviões foram vistos em treinamento na região, pouco antes da queda do F-5M. Um exercício operacional multinacional está previsto para acontecer entre o dias 3 e 15 de novembro, o Cruzex.
A aeronave que caiu fazia atividades relacionadas ao Cruzex.
Militares e aeronaves de países da América do Sul, América do Norte e Europa participam de simulações de guerra com modelos diversos de caças. Outros 14 países participarão com o Brasil.
Veja o momento da queda:
O que diz a FAB
Em nota enviada ao JC, a Força Aérea Brasileira relatou que a queda aconteceu num momento de treinamento, e que o caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) com o intuito de evitar outras ocorrências.
"Uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram."