ENEM 2024: saiba qual cor de caneta usar no dia da prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) passa orientações importantes para minimizar erros na hora da prova.
Para garantir a segurança e a padronização das respostas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) passa orientações importantes.
Uma dessas determinações é de que todos os participantes utilizem apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, durante a realização da prova.
Por que usar apenas caneta preta?
No Enem, uso da tinta preta é obrigatório para que as respostas sejam reconhecidas corretamente pelos leitores ópticos, que fazem o escaneamento dos cartões de resposta.
Tintas de outras cores, como azul ou vermelha, não são recomendadas, pois podem dificultar a leitura digital, o que compromete a correção automática e pode invalidar as respostas.
Outro detalhe importante a se notar é se o tubo da caneta é transparente.
Dicas para o dia da prova
Seguindo essas dicas abaixo, você pode minimizar erros que podem custar um dia de prova do certame.
- Leve canetas reservas: é recomendado ter mais de uma caneta preta para evitar contratempos, como falhas na tinta.
- Não utilize outros materiais: lápis, borracha e canetas de outras cores não são permitidos durante a realização do exame.
- Garanta que a caneta seja transparente: apenas canetas com corpo transparente são autorizadas, permitindo a verificação da cor e do nível de tinta.
Veja também: Enem realiza sonhos