Simpósio do Exército vai discutir reflexos da inteligência artificial nas forças militares
Evento é promovido pelo Instituto Militar de Engenharia do Exército e acontece nos dias 7 e 8 de novembro, na sede do órgão, no Rio de Janeiro
O Instituto Militar de Engenharia (IME), com sede no Rio de Janeiro, realizará, nos próximos dias 7 e 8, o simpósio "Inteligência Artificial na Expressão do Poder Nacional". O evento buscará entender os impactos da tecnologia, as possibilidades de fomento para o desenvolvimento no setor e pesquisas recentes sobre o assunto.
O evento é promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia e será realizado na sede do IME, na Praça Gen. Tibúrcio, na Urca, no Rio de Janeiro. Entre os temas abordados, estarão:
- A visão estratégica do Brasil e do Exército Brasileiro sobre o assunto;
- As possibilidades de fomento para os desenvolvimentos no setor;
- Os reflexos da IA na doutrina, no ensino, no preparo e no emprego da Força Terrestre;
- As tendências tecnológicas e importantes resultados de pesquisa e desenvolvimento;
- A visão de importantes atores da tríplice hélice com relação aos desafios de se promover o desenvolvimento do setor;
- Os reflexos na Chefia e Liderança; questões éticas sobre os avanços e emprego desse novo paradigma tecnológico;
Haverá, ainda, a apresentação de alguns casos de sucesso do emprego da IA no Exército.
Entre os palestrantes, estão Guilherme de Paula Corrêa, coordenador geral de Tecnologias Digitais na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI, e o general Richard Fernandez Nunes, chefe do Estado-Maior do Exército.
Também palestrarão representantes de órgãos como a Advocacia Geral da União e Petrobras, diferentes centros acadêmicos, entre eles a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), empresas privadas, integrantes de forças do Exército, como a EME, DCT, DECEx, COTER e SisDIA. Além das palestras, haverá mesas de discussão e apresentação de trabalhos.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site oficial do evento (www.sia2024.ime.eb.br). O simpósio também terá transmissão ao vivo pelo YouTube.