Animais Resgatados

Mais de 130 pássaros são apreendidos no Agreste

Depois que foram resgatadas, as aves foram levadas para a sede da CPRH, em Casa Forte, onde passaram por triagem

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/10/2014 às 18:38
Foto: Divulgação
Depois que foram resgatadas, as aves foram levadas para a sede da CPRH, em Casa Forte, onde passaram por triagem - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em operação realizada nessa quarta-feira (1º), mais de 130 pássaros foram apreendidos pelas equipes de gestão de fauna e de fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Companhia de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma) em Garanhuns e Lagoa do Ouro, ambas no Agreste do Estado. Os animais apreendidos eram mantidos de forma irregular em cativeiro em casas e comércios. Depois que foram resgatadas, as aves foram levados para a sede da CPRH, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, onde passaram por triagem.

Depois da triagem, os pássaros que apresentarem boa saúde, serão soltos na natureza. Já os que tiverem algum problema de saúde irão passar pelo processo de reintegração em um criadouro particular da CPRH, onde passarão por cuidados e avaliações de biólogos para que possam se readaptar a seu habitat natural.

Dentre as aves apreendidas, estão sabiá, galos de campina, canários da terra, papa capins, patativas, tico-ticos, azulões, concrizes, graúnas, garibaldes, sanhaçus, caboclinhos coleirinhos, vem-vem, jandaias e rolinhas, somando um total de 131 pássaros.

As equipes que realizaram a apreenção também fizeram um trabalho de conscientização ambiental, voltado especialmente para crianças e adolescentes. De acordo com Thiago Costa Lima, chefe de fiscalização florestal da CPRH, as ações de conscientização mostram resultado com os donos das aves.

A CPRH lembra que manter um animal silvestre em cativeiro sem licença é crime ambiental. Nos últimos 40 anos, a população de aves caiu pela metade e a população mundial dobrou. A partir desses dados, a CPRH informa que é preciso redobrar a atenção em relação à preservação das espécies. De acordo com o biólogo Iuri Valença, até os animais que não possam retornar à natureza, representam um papel importante para a repovoamento de seus biomas.

Últimas notícias