Meio Ambiente

Pernambuco ganha nova unidade de conservação no Agreste

Serro Azul, localizada no Agreste de Pernambuco, ocupa uma área de 73,58 hectares

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 13/01/2016 às 12:01
Foto: Débora Crispim / CPRH
Serro Azul, localizada no Agreste de Pernambuco, ocupa uma área de 73,58 hectares - FOTO: Foto: Débora Crispim / CPRH
Leitura:

O Estado de Pernambuco acaba de ganhar mais uma unidade de conservação do meio ambiente. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serro Azul, localizada no município de Agrestina, no Agreste do Estado, foi reconhecida ocupa uma área de 73,58 hectares dentro da fazenda Serro Azul. A portaria Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH ) nº 142/2015 reconhece e legaliza a criação da nova reserva.

A RPPN é uma área, dentro de uma propriedade privada, que passa a ser especialmente protegida, por ser considerada importante pela biodiversidade, aspecto paisagístico ou por conter características que justifiquem ações de recuperação. A decisão tem caráter perpétuo.

Na área da reserva, segundo Decreto Estadual n° 19.815/97, podem ser realizadas atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo, lazer e ecoturismo.   “As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são criadas a partir da decisão de proprietários de terras que compreendem a importância de contribuir para a preservação da área. O objetivo de transformar essas áreas em RPPN é  a proteção dos recursos ambientais representativos da região. É Um benefício extensivo à humanidade, pois tudo está interligado”, explica a diretora presidente da CPRH, Simone Souza. 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM PERNAMBUCO

Atualmente, Pernambuco possui 81 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 40 de Proteção Integral e 41 de Uso Sustentável. As Unidades de Proteção Integral contam com três Estações Ecológicas, cinco Parques Estaduais, 31 Refúgios da Vida Silvestre e um Monumento Natural. Já as Unidades de Uso sustentável somam 18 Áreas de Proteção Ambiental, oito Reservas de Floresta Urbana, 14 Reservas Particulares do Patrimônio Natural e uma Área de Relevante Interesse Ecológico.

Últimas notícias