Espaço

Nordeste terá melhor visibilidade para ver chuva de meteoros

Melhor chuva de meteoros pode ser observada nesta madrugada, por volta das 2h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/12/2017 às 11:46
Foto: Jorge Guerrero/AFP
Melhor chuva de meteoros pode ser observada nesta madrugada, por volta das 2h - FOTO: Foto: Jorge Guerrero/AFP
Leitura:

Se você tem um desejo para fazer neste fim de ano, é bom aproveitar a noite desta quarta-feira (13) ou a madrugada da quinta (14) para ficar de olho no céu. Com o pico da chuva de meteoros Geminídeos, uma série de estrelas cadentes poderá ser vista a olho nu de qualquer ponto da Terra. No Brasil, moradores da regiões Norte e Nordeste estarão em melhor posição para enxergar o fenômeno, que por volta das 2h desta quinta atinge o ponto de maior visibilidade. Nesse horário, cerca de 120 meteoros vão poder ser observados por hora.

Observação

Para vê-lo, no entanto, é importante procurar um local escuro, afastado da luminosidade dos grandes centros urbanos e torcer para que o céu esteja com poucas nuvens. A observação pode ser afetada ainda pelas condições da Lua, que pode ofuscar os efeitos luminosos dos meteoros. Mas, de acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), a Lua fina e crescente não vai interferir no espetáculo cósmico. 

Como os olhos precisam de pelo menos 15 minutos para se acostumarem com a escuridão, não ter pressa é importante. A espera também vale a pena pois essa é a última e mais forte chuva de meteoros de 2017. Em eventos anteriores, o pico foi de 20 a 100 estrelas cadentes por hora.

Meteoros Geminídeos

Com o tamanho de um grão de feijão, os meteoros geminídeos chegam a 120 km/h na atmosfera terrestre e não representa risco ao nosso planeta. Elas são resultado da passagem do asteróide Faetonte e já ocorre no céu do hemisfério sul.

Últimas notícias