Livox

Estudantes com autismo e paralisia cerebral recebem tablets com aplicativos que facilitam comunicação

Foram entregues 600 tablets para estudante e escolas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/04/2016 às 23:57
Foto:Inaldo Lins/PCR
Foram entregues 600 tablets para estudante e escolas - FOTO: Foto:Inaldo Lins/PCR
Leitura:

Para facilitar a comunicação com familiares, professores e colegas de turma, 260 estudantes autismo e paralisia cerebral receberam nesta quarta-feira (6) tablets com o aplicativo Livox. A entrega dos equipamentos aos alunos da rede municipal de ensino do Recife aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Foram entregues ainda outros 240 tablets para as 111 escolas que têm salas de recursos multifuncionais, onde professores da educação especial atendem os estudantes com deficiência. No total, o momante investido foi de R$ 5,5 milhões.

O aplicativo Livox, disponível para Android, tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando selecionadas ou digitadas. Através dele, os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas. A ferramenta também facilita a alfabetização e o estudo de conceitos de disciplinas como a matemática. "O tablet com o Livox e vários outros aplicativos com conteúdos pedagógicos vai abrir diversas possibilidades para esses alunos. Será uma ferramenta importante não só para eles, como também pros pais e professores", considera secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. 

O evento também contou com palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, o pernambucano que desenvolveu o software em 2011. A ideia do Livox surgiu a partir da necessidade de se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral. "Minha filha não fala e não anda, mas tem a inteligência de uma criança da idade dela. Embora Clarinha não consiga pegar num papel e num lápis, ela se alfabetizou usando o Livox e faz contas de matemática com ele. Vocês têm que acreditar no filho de vocês". 

Em fevereiro deste ano, cerca de 250 professores participaram de uma formação sobre o Livox. A iniciativa apresentou aos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) as possibilidades do aplicativo e seu potencial para uso pedagógico com os alunos que têm alguns tipos de deficiências, sobretudo os que têm dificuldade na fala. 

LIVOX - Disponível em 25 idiomas, o Livox foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo. O software é um produto da empresa do segmento de Negócios Sociais Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social Ltda., voltada ao desenvolvimento de produtos, soluções, serviços e treinamentos que viabilizem a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência no convívio familiar e social.

Últimas notícias