Mulheres Mil

Em Pernambuco, presas serão incluídas em cursos técnicos federais

Unidades prisionais femininas de PE serão incluídas no programa Mulheres Mil, vinculado ao Pronatec

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 27/04/2017 às 14:36
Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem
Unidades prisionais femininas de PE serão incluídas no programa Mulheres Mil, vinculado ao Pronatec - FOTO: Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem
Leitura:

Unidades prisionais femininas de Pernambuco serão incluídas no programa Mulheres Mil, vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nessa quarta-feira (26), representantes do Ministério da Educação e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se reuniram com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ligada à Secretaria Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, para discutir o cronograma de implantação do projeto.

De acordo com nota divulgada pela Seres, a primeira unidade a receber o programa será a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), ainda este ano. A UFRPE vai ser responsável por executar o Mulheres Mil nas unidades. A comitiva visitou ontem a penitenciária.

O Mulheres Mil oferece cursos técnicos gratuitos com carga horária mínima de 160 horas, e foi incorporado ao Pronatec, em 2014, para atender mulheres em situação de extrema pobreza e em situações de vulnerabilidade. O objetivo é ajudar na inserção no mercado de trabalho. É preciso que as alunas estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, de acordo com site oficial do Ministério da Educação.

O programa começou a ser implantado em 2007, em cooperação com o Canadá, nas regiões Norte e Nordeste do país. Os responsáveis pelo programa são os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com a iniciativa se articulam também políticas públicas de trabalho, saúde e educação às mulheres atendidas.

Últimas notícias