Medicina

Uninassau renova parceria com HSE

Convênio com Hospital do Servidor existe há seis anos e marca atividades práticas dos cursos de saúde da universidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/01/2020 às 8:00
Hesíodo Góes/JC360
Convênio com Hospital do Servidor existe há seis anos e marca atividades práticas dos cursos de saúde da universidade - FOTO: Hesíodo Góes/JC360
Leitura:

Concluir a faculdade de Medicina preparado para atuar com competência nos mais variados ambientes da profissão é o objetivo de qualquer estudante que deseja se sobressair na área. A preparação dos alunos dos cursos de saúde da Uninassau, em especial os de Medicina, começa antes mesmo do término da graduação e ficou mais evidente com a renovação da parceria entre a universidade e o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que há seis anos recebe universitários da faculdade, funcionando como um hospital-escola.

Diretor da Faculdade de Medicina da Uninassau, Cláudio Lacerda explica que o convênio com o HSE tem como principal proposta tornar-se referência na formação de profissionais na área da saúde, melhorando a estrutura da unidade com equipamentos e a atuação de seus alunos. “O HSE necessitava ser transformado em um hospital-escola para melhorar sua estrutura e funcionamento e a Uninassau precisava de uma unidade hospitalar que fosse a base para o campo de práticas. Portanto, esta é uma parceria muito benéfica para ambas as partes”, afirma.

O convênio entre a Uninassau e o HSE prevê, além da atuação dos estudantes, a modernização dos serviços já ofertados na unidade de saúde. O hospital receberá diversos equipamentos doados pela universidade, como máquina de raio-X e de tomografia computadorizada, carro de sinais vitais, foco cirúrgico e de procedimentos, entre outros. “O hospital se desenvolveu em várias áreas e criou novas residências médicas. Agora, teremos um setor de imagem com tomógrafos de última geração. Então, é uma unidade de saúde que vem se aprimorando em vários setores, por conta de uma gestão moderna e também, em parte, devido à parceria com a Uninassau”, acrescenta Lacerda.

A graduação em Medicina tem, no total, seis anos de duração, mas é nos dois últimos que os estudantes partem para o campo prático no HSE. A partir daí, o restante do curso é concluído e avaliado no hospital. Taís Torres, 28 anos, é estudante do 10º período na Uninassau e comenta que vive um momento bastante proveitoso, porque pode acompanhar de perto a realidade que escolheu e desempenhar de fato a profissão. “Aqui a gente consegue se envolver com a prescrição, avaliando dosagens de medicamentos, vendo os tratamentos da forma correta e isso contribui muito para a nossa formação, tanto no aprendizado profissional como enquanto ser humano, nos relacionamentos interpessoais com colegas, pacientes e familiares”.

Rafael Muniz, 26 anos, também cursa Medicina na Uninassau e afirma que o internato da universidade está sendo primordial para sua formação, por sentir-se preparado e qualificado na profissão, apesar de estar no 11º período e faltar ainda um ano para terminar o curso. “É uma coisa que eu acho que qualquer aluno de Medicina sempre sonhou. É um momento que a gente tem de descoberta de algumas áreas de maior afinidade. Sinto-me preparado e principalmente com o desejo de sempre estar aprendendo coisas novas. Então, a gente sente que, a cada ano, estamos sempre mais do que preparados”, conclui.

 

Últimas notícias