AÇÃO

Após denúncia, lixão é removido

Direção do Hospital das Clínicas começa a agiar para resolver problema

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/10/2013 às 6:20
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Direção do Hospital das Clínicas começa a agiar para resolver problema - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

O lixão do Hospital das Clínicas, situado na Zona Oeste do Recife, foi removido ontem, após a denúncia do JC e da TV Jornal. Dezesseis caçambas de entulho foram retiradas do local. Homens e máquinas iniciaram um mutirão e conseguiram fazer o terreno da parte de trás da unidade voltar a ser um estacionamento. Antes, os médicos guardavam os carros em meios a ilhas de sacos plásticos cheios de lixo.

O HC começou também a organizar o lixo hospitalar, antes descartado em meio aos detritos comuns. O portão da área que serve de depósito agora está trancado, evitando o contato de gatos que perambulam pelo terreno. Apesar do esforço, a unidade vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda não segue completamente as normas da Anvisa. Nem todas as sacolas brancas estão dentro dos recipientes lacrados.

A direção do HC e a empresa responsável pela coleta, Stericycle (multinacional que adquiriu a Serquip), vão se reunir hoje para tratar do assunto, para evitar que o descarte irregular volte a ocorrer. Diferentemente da informação publicada na edição de ontem, a firma não é a única a oferecer o serviço em Pernambuco. Há também a Brasscom.

O diretor da unidade, Frederico Jorge Ribeiro, admitiu que no HC - afundado numa crise há pelo menos dois anos - não existe um modelo de gerenciamento de resíduos. "Não temos um modelo. É mais uma das medidas urgentes que teremos que adotar", disse. O médico cardiologista está há menos de dois meses no cargo e sucedeu uma administração que durou cinco anos.

APEVISA-A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) informou que vai ao Hospital das Clínicas para fazer uma vistoria no estacionamento onde havia o lixão e no depósito. O órgão garantiu ainda que, em virtude da denúncia de hoje de descumprimento das normas da Anvisa, também vai ao Hospital de Câncer para uma análise.

Últimas notícias