Reordenamento de barracas

Começa neste domingo o reordenamento das barracas no entorno do Mercado de São José

A ação visa garantir a mobilidade das pessoas na localidade e disponibilizar um espaço mais organizado

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/12/2014 às 16:26
Guga Matos/JC Imagem
A ação visa garantir a mobilidade das pessoas na localidade e disponibilizar um espaço mais organizado - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Na noite deste domingo (07), 69 barracas no entorno do Mercado de São José, área central do Recife, receberão ações de reordenamento. As modificações são realizadas pela Secretariade Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) do Recife. A ação, segundo a prefeitura, visa garantir a mobilidade das pessoas na localidade e disponibilizar à população e aos comerciantes um espaço mais organizado e padronizado. Os profissionais serão encaminhados, ao longo de 2015,  para espaços no novo Cais de Santa Rita.

Antes de iniciar o ordenamento, a prefeitura informou que foram realizadas três reuniões com os comerciantes e que suas sugestões foram ouvidas. Ainda segundo a PCR, em comum acordo, ficou estabelecido que o tamanho dos equipamentos deveria ser reduzido para a metragem de 80 cm x 1,60 m.

O não cumprimento do acordo implicará na apreensão dos equipamentos. Muitas das barracas ocupavam o dobro do espaço aceitável pela prefeitura, aumentando consideravelmente a área destinada às vendas, o que dificultava a passagem dos pedestres.

A ação faz parte do processo de ordenamento do comércio informal no Centro da cidade, que promete transformar o espaço em um local mais seguro e organizado. Entre as ruas em que já receberam as ações estão: rua das Calçadas, Matias de Albuquerque e parte da Rua Direita. A conclusão total do projeto tem previsão de entrega em 2015 e será feito em três etapas, que abrigará cerca de 400 comerciantes.

Cinco terrenos no Centro do Recife foram adquiridos para os comerciantes informais que atuam nas calçadas da Avenida Conde da Boa Vista e no entorno. Eles estão localizados nas ruas do Riachuelo, da Penha, Sete de Setembro e dois estão na Rua da Saudade. Outro terreno, na Rua do Giriquiti, está em fase de desapropriação. A entrega desses centros comerciais também é prevista para 2015.

Últimas notícias