As fortes chuvas registradas na madrugada desta sexta-feira causaram diversos transtornos e estragos para a população da Região Metropolitana do Recife, além de ocasionar uma morte em Camaragibe. O motorista Nilo Pereira da Silva, 41 anos, faleceu após cair numa cratera aberta pelo temporal em uma calçada no Centro do município. Ele tentava ajudar uma vizinha, que estava ilhada em um restaurante, quando o grande buraco se abriu ao redor de um bueiro. O motorista caiu e foi levado pela correnteza. Ainda na manhã de hoje, o Rio Capibaribe (área central do Recife) amanheceu completamente tomado pelo verde das baronesas, que geralmente aparece quando há ocorrência de chuvas.
Leia Também
As precipitações intensas também deixaram quatro feridos (três pessoas em Lagoa Encantada, no bairro de Cohab, Zona Sul do Recife, e uma adolescente na Linha do Tiro, Zona Norte). Em Lagoa Encantada, eles foram vítimas da queda de encosta ocorrida por volta das 2h. A casa do mecânico de manutenção Geraldo Magela, 44 anos, foi completamente destruída e está interditada. Todos os cômodos foram devastados por causa do temporal. “É difícil ver a casa demolida pela queda da barreira. Não sei o que faremos para recuperar o lar e as perdas materiais”, conta Geraldo.
Ele mora numa residência com mais seis pessoas, que estão com ferimentos brandos. A mãe dele, Maria Dolores da Silva, 74, teve leves escoriações nos braços e pernas, além de ter levado um corte na cabeça. Foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada e recebeu alta. “Só não enfrentamos maiores complicações porque segui recomendações que já havíamos recebido da Defesa Civil. Assim que a chuva começou, acordei todo mundo e fomos para a frente de casa. Também desliguei os disjuntores para cortar a energia”, diz Geraldo, que está preocupado com o vizinho, José Luna Félix, 62 anos, que fraturou o fêmur quando a barreira invadiu a residência.
Ele foi atendido na UPA da Imbiribeira pela manhã e transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife. “Tomei um susto quando minha esposa me ligou para falar do ocorrido e do acidente com meu tio. Estava de plantão e fiquei transtornado. O estrago foi grande. Onde vamos colocar os móveis que restaram? Para onde vamos? Será impossível dormir tranquilo nesta noite com incertezas”, conta o sobrinho de José Luna, o vigilante Luiz Carlos da Silva, 50. “Lamento porque não havia lona plástica na área de barreira. Se tivesse, o prejuízo poderia ter sido menor.” À tarde, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) do Recife já estava colocando lonas na área.
Na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, uma adolescente de 15 anos ficou levemente feriada por causa de um deslizamento de barreira. Ela foi atendida na UPA da Imbiribeira. A família precisou ser removida do local e foi encaminhada para a casa de parentes após receber colchões e cestas básicas. Uma parte do imóvel precisou ser demolido para evitar situações de risco e também foi providenciada a colocação de lonas plásticas. A área seguirá monitorada.
Equipes da Sedec estão de prontidão durante este fim de semana (0800 081 3400). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informa que há possibilidade de um novo fenômeno meteorológico causar fortes precipitações amanhã. “Essa previsão, no entanto, pode mudar até o fim do dia”, conclui o meteorologista da Apac Thiago do Vale.