Lembrança

Internautas relembram boato sobre a barragem de Tapacurá

História sobre o rompimento da barragem que provocou pânico aos moradores do Recife faz 40 anos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/07/2015 às 14:09
Foto: Arquivo do IML
História sobre o rompimento da barragem que provocou pânico aos moradores do Recife faz 40 anos - FOTO: Foto: Arquivo do IML
Leitura:

No dia 21 de julho de 1975, um boato de que a barragem de Tapacurá, localizada no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, tinha estourado provocou um verdadeiro desespero no Recife. A capital pernambucana já convivia constantemente com a cheia do Rio Capibaribe, que, alguns dias antes, transbordara, atingindo 31 bairros, causando a morte de 104 pessoas e cobrindo cerca de 80% do território. O Jornal do Commercio perguntou aos seguidores da fan page no Facebook sobre o que eles vivenciaram naqueles dias em que o Recife ficou praticamente submerso, já que nesta terça-feira (21) faz 40 anos.

O internauta Fábio Rodrigues, através da rede social, conta que o cenário, para ele, foi de desespero total. "Eu estava com 11 anos, e lembro que um policial rodoviário pediu para que todos fossem para as suas casas, pois a barragem tinha rompido". Ele ainda relata uma situação bastante normal para os dias atuais, mas incomum naquele tempo. "O trânsito estava uma loucura. Os carros entravam nas ruas, procurando uma saída, mas não encontravam. Muitos deixaram os carros no meio da rua", lembra.

Já o internauta André Sampaio fala como estava o Bairro do Recife diante da história. "Trabalhava em uma empresa perto da ponte giratória. Da janela da empresa, era possível ver as pessoas correndo, tentando fugir do dilúvio que, depois, se revelou apenas um boato", afirma. Outras pessoas nem eram nascidas no fatídico dia, mas contam como o boato repercutiu entre os seus entes queridos, como Robson Moura conta na fan page. "Cresci com meu pai contando essa história", fala.

TAPACURÁ 2.0

Em 2011, um novo boato de que a barragem tinha se rompido provocou uma nova histeria entre os pernambucanos. O Portal NE10 lançou, no ano de 2011, uma reportagem especial intitulada "TAPACURÁ 2.0", onde mostra como a informação se propagou com uma velocidade muito maior do que na década de 1970. A reportagem mostra o mesmo cenário de antes: carros abandonados no meio da rua, pessoas presas no trânsito por horas, escolas, shoppings e repartições públicas fecharam as portas mais cedo, com medo de uma ameaça que nunca chegou.

Essas e muitas outras histórias estão sendo contadas na página do JC no Facebook. E você? Tem alguma história sobre o boato que deixou várias pessoas assustadas há 40 anos? Comenta lá!

 

Há 40 anos, por volta das 10h do dia 21 de julho de 1975, começou a circular no Recife o boato de que a barragem de...

Posted by Jornal do Commercio on Terça, 21 de julho de 2015


 

Há 40 anos, por volta das 10h do dia 21 de julho de 1975, começou a circular no Recife o boato de que a barragem de...

Posted by Jornal do Commercio on Terça, 21 de julho de 2015

 

Últimas notícias