Homenagens aos mortos

Veja o que abre e o que fecha no Dia de Finados

A programação inclui missa para os católicos e culto para os evangélicos. Em Santo Amaro haverá performance teatral e música

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/10/2015 às 22:18
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
A programação inclui missa para os católicos e culto para os evangélicos. Em Santo Amaro haverá performance teatral e música - FOTO: Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Leitura:

Segunda-feira, 2 de novembro, é dia de rezar pelos mortos. Os cemitérios do Grande Recife esperam pelo público com programação especial: missa, culto evangélico, teatro e música, a partir das 6h. Vista roupas leve e não se esqueça do protetor solar, a previsão do tempo para o Dia de Finados é de sol, com temperatura mínima de 24º e máxima de 29º.

O maior cemitério público da capital pernambucana, Santo Amaro, na área central, abrirá os portões às 6h com novidades para os visitantes. A capela em estilo gótico, inaugurada em 1855, passou por obra de restauração completa, depois de 85 anos, mantendo as características originais. É nela que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, celebra a missa das 10h30.

https://blogs.ne10.uol.com.br/social1/files/2015/10/jc-cid1031_FINADOS-WEB.jpg

“Também recuperamos o velório principal com renovação da pintura, do telhado e da caixa d’água, para evitar infiltrações”, diz o diretor administrativo financeiro da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Adriano Freitas. Nesse mesmo local, a prefeitura também começou a fazer a retirada de quiosques de lanches que ficavam na calçada, colados com o muro do cemitério.

As barracas atrapalham o acesso ao velório, observa Adriano. Com o ordenamento, os comerciantes estão sendo transferidos para dez quiosques inaugurados sexta-feira (30) pelo prefeito Geraldo Julio na Praça Numa Pompílio, que foi reformada para atender a comunidade. Os pontos comerciais ficam no trecho da praça próximo do cemitério. O restante da área de lazer, na área mais residencial, ganhou brinquedos infantis, palmeiras, gradil e novos bancos.

Outra novidade em Santo Amaro é uma placa na entrada da necrópole, para situar o visitante no terreno. O mapa mostra os quatro setores onde estão localizados os 44 quarteirões, com as ruas e alamedas identificadas por nomes. “Colocamos placas indicativas novas e pintamos as colunas que demarcam as quadras”, informa Adriano.

Para aumentar a segurança de visitantes, tentar inibir danos ao patrimônio e evitar roubo de peças decorativas e letreiros de bronze dos túmulos a Emlurb utiliza quatro câmeras ligadas à central de monitoramento da prefeitura e da Secretaria de Defesa Social (SDS). Há, ainda, outras 32 câmeras controladas pelo circuito interno da Emlurb.

Neste Dia de Finados, o público no Cemitério de Santo Amaro poderá acompanhar, pelo 23º ano, o Concerto para Vida, projeto idealizado e coordenado pelo maestro Givanildo Amâncio. A pauta inclui performance teatral (com participação de 20 alunos da Escola Estadual Mardônio Coelho, da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife) e música, das 8h às 10h. O maestro fará homenagem a todos, com destaque para as vítimas do trânsito em Pernambuco.

Em Olinda, os Cemitério de Nossa Senhora do Guadalupe (Sítio Histórico) e de Águas Compridas iniciam as homenagens aos mortos a partir de domingo (1º), Dia de Todos os Santos, com culto evangélico às 9h. As duas necrópoles abrem das 7h às 18h, sábado (31) e domingo, para quem quiser antecipar as visitas aos túmulos de parentes e amigos. Na segunda-feira (2), o horário de fechamento é prolongado até as 20h.

No município de Jaboatão dos Guararapes, as missas do Dia de Finados do Cemitério da Saudade, serão celebradas na Igreja Matriz de Santo Amaro. A primeira começa às 7h e a última, às 19h, de acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife.

Últimas notícias