Brincando na rua

Festa da Vitória Régia termina neste domingo na Praça de Casa Forte

A 37ª edição do evento terá passeio ciclístico, pintura no asfalto e atrações musicais, das 8h às 20h

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 08/11/2015 às 6:18
Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem
A 37ª edição do evento terá passeio ciclístico, pintura no asfalto e atrações musicais, das 8h às 20h - FOTO: Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, despede-se neste domingo (8) da 37ª Festa da Vitória Régia com brincadeiras para crianças, passeio ciclístico e apresentações artísticas. No último dia a programação começa às 8h, com a tradicional pintura no asfalto. Chegue cedo, pegue pincel e tinta com os organizadores do evento, procure a sombra de uma árvore e deixe a imaginação fluir.

Outra pedida nesta manhã, com previsão de sol e temperatura variando de 24º a 29º, é o passeio ciclístico. “Vamos sair da Praça de Casa Forte, circular pelo Poço da Panela (bairro vizinho) e retornar ao ponto de partida”, informa Francisco Antônio Xavier, um dos coordenadores da festa. É preciso fazer inscrição, mas possivelmente haverá vaga, diz ele.

As barracas de lanche funcionam a partir das 11h e as atrações culturais se revezam no palco até as 20h. Quatro quiosques de comida são montados pela paróquia, com apoio de voluntários, todos moradores da região. O dinheiro arrecadado com a Festa da Vitória Régia ajuda a igreja a manter duas entidades que cuidam de jovens carentes da localidade.

Uma parte da verba é destinada à Casa da Criança Marcelo Asfora, que funciona na praça e atende 120 meninos e meninas de 7 a 14 anos. “Oferecemos, pela manhã, reforço escolar, recreação, aulas de música e computação e um pouco de educação religiosa”, detalha Francisco Xavier. Depois do banho e do almoço, eles seguem para o colégio e voltam para casa.

O dinheiro também contribui, em parte, para a manutenção da Creche Beneficente Menino Jesus, localizada na Rua Samuel de Farias, em Santana, bairro vizinho. A creche recebe crianças (até 7 anos), com atividades em tempo integral, das 7h às 17h. “Temos 180 inscritos.” Médicos, dentistas e psicólogos prestam atendimento voluntário nas entidades, observa Francisco Xavier.

Projetada em 1935, pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), a Praça de Casa Forte é considerada jardim histórico brasileiro desde junho de 2015. O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a pedido do Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco. Isso significa que a área de lazer é tombada, protegida por lei federal, não pode ser descaracterizada e qualquer intervenção no local depende de autorização do Iphan.

A lista inclui mais cinco praças criadas ou restauradas por Burle Marx no Recife: Euclides da Cunha (Madalena), Ministro Salgado Filho (aeroporto/Ibura), Faria Neves (Dois Irmãos), do Derby (área central) e da República, incluindo os Jardins do Palácio do Governo (Santo Antônio). O paisagista dirigiu o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, de 1934 a 1937.

Últimas notícias