segurança

Campanha do Desarmamento recolhe quase mil armas em Pernambuco

Balanço apontou uma redução no número de armas entregues no Estado em relação ao ano passado

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 23/11/2015 às 13:44
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Balanço apontou uma redução no número de armas entregues no Estado em relação ao ano passado - FOTO: Foto: Polícia Federal/Divulgação
Leitura:

Mais de 900 armas de fogo já foram recolhidas este ano em Pernambuco durante a Campanha do Desarmamento, que incentiva a entrega voluntária de armamentos em todo o País. O balanço, divulgado nesta segunda-feira (23) pela Polícia Federal, apontou uma redução no número de armas entregues no Estado em relação ao ano passado, quando foram recolhidos 1.700 armamentos. A expectativa é de que o número aumente até o fim do ano.

“Essa redução pode ter ocorrido por as pessoas acreditarem que a campanha acabou. Mas a Campanha do Desarmamento não terminou, recebemos entrega de armas o ano inteiro”, explica o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

Segundo o levantamento, as armas mais entregues em Pernambuco são revólveres, espingardas e pistolas, respectivamente. Também foram recolhidos armamentos como metralhadoras antiaérea, morteiros e granadas de uso restrito das Forças Armadas. As entregas são realizadas sob a garantia do anonimato e resultam em indenizações que variam de R$ 150 a R$ 450, dependendo do calibre e do tipo do armamento. O pagamento da indenização que é efetuado em até 48 horas em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil, conforme a Polícia Federal.

Além das armas de fogo, a campanha também visa o recebimento de munições, armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira. Nesses casos, no entanto, não há pagamento de indenização. Todas as armas recolhidas durante a campanha são encaminhadas para o Exército, responsável pela destruição dos artefatos.

Mesmo com a redução, Pernambuco figura em quinto lugar no ranking nacional de entrega de armas. Desde o início da campanha, em 2011, já foram recolhidos cerca de 9 mil armamentos no Estado. “O povo pernambucano tem compreendido o espírito da Campanha do Desarmamento e percebido que nem sempre ter uma arma em casa é sinônimo de segurança”, afirma Giovani Santoro.

Ao todo, são 26 postos de coleta distribuídos em todo o Estado: 15 batalhões e 7 companhias da Polícia Militar; postos da Polícia Federal no Recife, Caruaru e Salgueiro; além da sede da Polícia Rodoviária Federal, no bairro do Pina, Zona Sul da capital pernambucana.

Quem quiser entregar uma arma deve acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher uma guia de trânsito para poder transportar o artefato até um dos postos de coleta. O material deve ser armazenado de forma discreta e sem munição. Após a conclusão do procedimento de entrega, nos casos em que a arma seja indenizada, será solicitado ao responsável o cadastro de uma senha numérica para liberação do pagamento.

Últimas notícias