Mosquito

Efetivo da Semoc recebe capacitação sobre o combate ao Aedes aegypti

Palestra aos funcionários, que aconteceu nesta segunda (28) e é repetida nesta terça (29), faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti da Prefeitura do Recife

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/12/2015 às 8:59
Foto: Luciano Ferreira/ PCR
Palestra aos funcionários, que aconteceu nesta segunda (28) e é repetida nesta terça (29), faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti da Prefeitura do Recife - FOTO: Foto: Luciano Ferreira/ PCR
Leitura:

Os profissionais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) foram capacitados nesta segunda-feira (28) para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, cerca de 70 servidores assistiram a uma palestra ministrada pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário 5, Carlos Leandro Junior. A capacitação também acontece nesta terça-feira (29). A palestra para os funcionários da Semoc faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. 

O objetivo maior dessas palestras é munir de informação todo e qualquer tipo de cidadão para que cada um se torne um agente de combate ao mosquito, ressalta Carlos Leandro. "Neste momento, até o nosso maior esforço ainda é pequeno em relação ao tamanho da urgência que estamos enfrentando. Portanto, tem sido cada vez mais importante capacitar um grande número de profissionais para que eles se tornem multiplicadores de informação e as repassem com maior propriedade, tanto para seus vizinhos, quanto para os colegas de trabalho", explica.

Durante a capacitação, os funcionários puderam sanar dúvidas sobre o processo de transmissão e tratamento das doenças, além de desmistificar os boatos que têm sido espalhados. O coordenador da Vigilância Epidemiológica explicou que não existe medicamento que trate imediatamente o vírus e o elimine do organismo. Mas é recomendado que o paciente repouse e beba bastante líquido. "É importante que não seja feito o uso de medicamentos sem a prescrição médica", destaca Carlos.

Participante da palestra, o fiscal de Controle Urbano Carlos Aislan acredita que as informações adquiridas na palestra são essenciais, uma vez que, é bastante procurado por cidadãos quem têm dúvidas sobre o Aedes aegypti. "Eu pensava que sabia de muita coisa, mas, depois dessa capacitação, aprendi muito mais. Agora me sinto mais capaz de repassar informações importantes sobre o combate ao mosquito e às doenças que ele pode transmitir", considera.

Últimas notícias