AQUECIMENTO GLOBAL

Hora do planeta convida população a apagar as luzes no Recife

Movimento ocorrerá em todo o mundo. No Recife, haverá programação animada para festejar a data

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/03/2016 às 7:15
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Neste sábado, das 20h30 às 21h30, milhões de residências e empresas públicas e privadas em todo o mundo terão as luzes desligadas. O movimento internacional Hora do Planeta é promovido anualmente pela organização WWF International, com o objetivo de chamar a atenção da população para o uso excessivo dos recursos naturais e sua contribuição para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e o Grupo JCPM participam do manifesto, que ainda terá exibição de filmes, apresentação de percussão, cortejo, circo e pedalada sustentável, no Marco Zero, Bairro do Recife, Centro da cidade.


O parque gráfico do JC ficará sem funcionar das 12h às 21h30 e a fachada do SJCC será desligada das 19h30 às 21h30. No JCPM Trade Center, edifício comercial cuja arquitetura moderna tem tecnologia que diminue consideravelmente a demanda energética, fará a redução dos pontos de luz dos andares, da fachada e desligará elevadores.

Infográfico

A hora do planeta

O RioMar Shopping – que também foi projetado para gastar 35% menos energia que um centro comercial convencional – irá reduzir as luzes da fachada e utilizar as mídias internas, como a TV RioMar e a Rádio Mall, e as mídias digitais para estimular os clientes a aderirem à campanha. O Shopping Guararapes também diminuirá a iluminação da fachada.

No Shopping Recife, todas as luzes das fachadas e do principal totem com a marca do mall serão apagadas. Além da área externa, algumas lojas vão aderir à causa e desligarão a iluminação do letreiro em suas entradas. A seguradora Mapfre informa que participará do movimento, nos 49 países em que a companhia está presente.

As luzes do Parque das Esculturas, do edifício-sede do governo municipal e da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, serão desligados pela prefeitura no horário previsto. E, para envolver a população na causa, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife programou uma série de atividades, em parceria com a 2ª Mostra Ambiental do Recife (Mare). “O envolvimento da sociedade é fundamental nesta luta pela preservação da natureza e da vida no planeta”, diz a secretária de Meio Ambiente, Cida Pedrosa.

Para assistir à exibição de curtas ambientais, na Praça do Marco Zero, às 20h30, o público terá de fazer sua parte e pedalar em bicicletas com gerador elétrico e pedal adaptado, para que possam gerar a energia elétrica necessária à projeção das películas. Além disso, haverá apresentações culturais: Batuqueiros do Silêncio, bloco carnavalesco lírico O Bonde e a Escola de Circo de Pernambuco. Antes, às 18h, haverá sessão de Cine Clube na sede do Inciti (Rua do Bom Jesus) com a exibição do filme À margem do Xingu - Vozes não consideradas. Às 21h30, a programação se encerra com um abraço no Marco Zero.

A Hora do Planeta 2016 marca o oitavo ano da campanha no Brasil – e o décimo no mundo, desde sua criação, em Sidney, na Austrália, em 2007. A cada edição, alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais – como as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; e a Acrópole de Atenas – ficam no escuro 

Últimas notícias