Parque Capibaribe

Jardim do Baobá oferece uma série de atividades neste domingo

Ioga, pilates, meditação, contação de histórias e dança estão entre as atrações previstas

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 10/04/2016 às 6:19
André Nery/JC Imagem
Ioga, pilates, meditação, contação de histórias e dança estão entre as atrações previstas - FOTO: André Nery/JC Imagem
Leitura:

As obras de infraestrutura do Jardim do Baobá, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ainda não começaram, mas o espaço – marco inicial do Projeto Parque Capibaribe – ganha,neste domingo, a primeira de uma série de atividades que pretendem estimular seu uso como área de lazer e contemplação. A partir das 9h, serão oferecidas aulas gratuitas de ioga, pilates e meditação. Para os pequenos, contação de histórias e brincadeiras. Também haverá dança e música, além de venda de comidas veganas, vegetarianas, lanches artesanais e docinhos.

O evento foi idealizado pelo grupo de Pesquisa e Inovação para as Cidades (Inciti) da UFPE, que desenvolve o projeto Parque Capibaribe em convênio com o município. “Fizemos um convite, pelas redes sociais, às pessoas interessadas em se aproximar daquele espaço e começar a vivenciá-lo com um conceito de parque. A ideia é cada um realizar a atividade que quer e, posteriormente, sair ocupando outras partes do rio”, salienta o coordenador de comunicação do Inciti, Rodrigo Édipo.

O acesso ao jardim é feito pelas Ruas Madre Loyola e Antônio Celso Uchôa Cavalcanti, na altura da Estação Ponte D’Uchôa. O baobá, tombado como Patrimônio do Recife desde 1988, tem 15 metros de altura, copa com dez metros de diâmetro e tronco de cinco metros de diâmetro. A área no seu entorno recebeu uma pequena intervenção de prototipagem, com piso verde e bancos de madeira, já incentivando a ocupação da área como parque.

Mas as obras para o espaço de 3,8 mil metros quadrados incluem três balanços duplos para crianças e adultos, mesa comunitária, bancos, terraços, gramados e um píer flutuante que possibilitará a atracação de pequenas embarcações. A Rua Madre Loyola será pavimentada com blocos de concreto na altura da calçada.

O serviço (que deveria ter começado há dois anos) foi anunciado no dia 31 de março, pelo prefeito Geraldo Julio. Orçado em R$ 1,5 milhão, o jardim será construído com recursos do Hospital Português, como compensação ambiental. “O hospital está solicitando orçamentos e creio que até o final de abril iniciaremos os serviços, que têm prazo previsto de cinco meses”, informa o secretário-executivo de Unidades Protegidas do Recife, Romero Pereira.

BAOBA

Outras parcerias estão sendo firmadas para as demais etapas do Parque Capibaribe, projeto que se estenderá por todo o percurso de 30 quilômetros do rio (15 de cada lado), articulando espaços públicos em uma área de influência de 42 bairros. A próxima é a implantação do trecho da Avenida Beira-Rio entre as Pontes da Capunga, no Derby, e da Torre, nas Graças. Ela terá duas faixas para carros, ciclovia, mirante e passarela de pedestres. Os recursos estão assegurados desde 2014.

Últimas notícias