Doutores da Alegria

Doutores da Alegria comandam arraial no Imip

Grupo de atores palhaços levou muita diversão para as crianças internadas nas alas pediátricas da unidade de saúde nesta terça-feira (9)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/06/2016 às 13:15
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Grupo de atores palhaços levou muita diversão para as crianças internadas nas alas pediátricas da unidade de saúde nesta terça-feira (9) - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Ao som de muito forró, os atores palhaços da ONG Doutores da Alegria garantiram a diversão dos que estavam presentes nas enfermarias pediátricas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) na manhã desta terça-feira (14). O hospital, que fica no bairro dos Coelhos, área central do Recife, foi o primeiro dos cincos centros hospitalares que receberão o São Joãozinho dos Doutores da Alegria. 

O cortejo junino já animava desde a praça de eventos do hospital. Assim como no ano passado, nos corredores das alas pediátricas, o Trio Porta Soro, com sanfona, zabumba e triângulo, tocava músicas clássicas do repertório de Luiz Gonzaga enquanto os palhaços faziam a festa de crianças, técnicos, enfermeiros e médicos. Uma das homenageadas no cortejo foi a rainha do forró e do xaxado, Marinês, falecida em 2007. 

Na unidade renal, até mesmo o Homem-Aranha apareceu para se juntar à festa do casamento matuto. “É ótimo por que as crianças praticamente não saem daqui, ficam muito tempo em tratamento, com medicamentos fortes, sem poder brincar ou ter alguma distração.  Quando eles vêm passam em cada sala levando alegria para essas crianças”, elogiou a dona de casa Maria Taciana,  mãe de Luis Gustavo,  de apenas 1 ano e 10 meses e há seis meses internado no Imip para retirar um tumor no cérebro. 

“As crianças acreditam no mundo de sonhos, de fantasia, e estamos aqui para alimentar essa essência que é própria da criança. Então, por mais debilitada que esteja no hospital, a criança quando vê o palhaço é despertada pelo seu lado saudável, de querer correr, sair da cama e brincar”, frisou o coordenador artístico da ONG Doutores da Alegria, Arilson Lopes, que estava interpretando São Pedro no cortejo.  

A expectativa da ONG é de que até 2 mil pessoas sejam impactadas com a ação nos cinco hospitais visitados. Após o Imip, serão visitados os hospitais Oswaldo Cruz/Procape, Restauração, Barão de Lucena e o Hospital Maria Lucinda. Das unidades, apenas o Hospital Maria Lucinda não recebe visitas semanais dos Doutores da Alegria, apesar de ser parceiro da ONG. 

Sobre Doutores da Alegria

Em 2016, o Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, comemora 25 anos de atuação no Brasil. No Recife, são 13 anos de atividade ininterrupta. O objetivo do Doutores da Alegria é promover as relações humanas, qualificando a experiência de internação em hospitais, por meio de intervenções artísticas de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife.

Desde 1991, os palhaços da ONG já realizaram mais de um milhão de intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Em 2015, os palhaços do elenco do Doutores da Alegria fizeram quase 167 mil visitas em hospitais em São Paulo e no Recife. Somente no Recife, que possui atualmente quatro duplas atuando nos hospitais o ano inteiro, duas vezes por semana, esse número foi de 63.610 visitas.

A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações. Por sua atuação pioneira no país em benefício à saúde pública, os Doutores da Alegria receberam certificação e reconhecimento internacional. 

Últimas notícias