São João

Confira alguns mitos e verdades sobre queimaduras de São João

Uso de materiais como manteiga e pasta de dente deve ser evitado no tratamento de queimaduras

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 22/06/2016 às 12:04
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Uso de materiais como manteiga e pasta de dente deve ser evitado no tratamento de queimaduras - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

A época de São João é conhecida pelo aumento nos atendimentos de pacientes que podem sofrer algum tipo de queimadura. Segundo Marcos Barreto, diretor do setor de queimados do Hospital da Restauração, em 2015 foram atendidas 51 pessoas por queimaduras durante o São João.

Atividades como montar e acender a fogueira, brincar com fogos de artifício, além do próprio preparo das tradicionais comidas de milho, requerem bastante atenção para evitar uma queimadura que pode acabar mais cedo com sua festa.

>> Conheça um hotel de luxo e outras opções de hospedagem para pets no Grande Recife

>> Não gosta de São João? Veja como fugir do forró e da fogueira

>>São João: conheça histórias de fé e devoção por trás da tradicional festa nordestina

>>Nomes bizarros de bandas de forró que você só ouve falar no São João do Nordeste

Mas quando a queimadura acontece, muitas pessoas acabam utilizando certos tratamentos e remédios caseiros, como o manteiga e pasta de dente, para tratar esses ferimentos. "As pessoas colocam alguns medicamentos buscando aliviar o ardor, mas acabam se prejudicando quando são atendidos. Muitos, ao invés de melhorarem, podem piorar a queimadura e trazer ainda mais riscos para a saúde da pessoa", afirmou Marcos. 

Veja abaixo alguns desses mitos e o porquê de estarem incorretos: 

Manteiga e pasta de dente

Estes produtos até trazem um alívio no momento da aplicação por serem substâncias frias, mas a longo prazo eles pioram a situação da queimadura. "Além do risco de trazer infecções ao local, a manteiga e a pasta de dente criam uma camada que dificulta limpeza correta do local, tornando difícil seu tratamento por parte do médico e podendo prolongar a dor da pessoa que sofreu a queimadura", completou o diretor. 

Gelo

O frio intenso do gelo, assim como o da água bastante gelada, causa ainda mais dor na queimadura e pode aprofundar o ferimento no local.

Clara de ovo

A clara de ovo não deve ser utilizada nesses casos porque ela contém algumas bactérias que podem infeccionar a área, comprometendo o ferimento. Pela pele estar danificada, é importante evitar o contato com qualquer tipo de substância que possa trazer algum risco de contaminação na área.

O correto

"O tratamento ideal para esse tipo de situação é deixar água fria e corrente caindo sobre a queimadura por um período de dez a vinte minutos, deixando a área adormecida e fria, diminuindo o ardor da pele. Logo após isso, é importante cobrir a queimadura com uma gaze limpa para evitar infecção da área", completou Marcos. 

Caso a pessoa ainda esteja pegando fogo, é importante deitar no chão e rolar até que o fogo apague. Se a queimadura for de terceiro grau, ao invés de água devem ser usadas compressas húmidas para esfriar o local. Logo após esses primeiros, independente do grau de queimadura, é importante procurar o posto de saúde mais próximo e recorrer à ajuda de um médico para tratar a queimadura.

Últimas notícias