Ação

PCR realiza capacitação para manicures no Dia de Combate às Hepatites Virais

Manicures serão instruídas sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão das Hepatites Virais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/07/2016 às 21:51
Foto: Divulgação
Confira as oportunidades - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Aproveitando o Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife irá promover uma ação para capacitar as manicures da cidade e conscientizar sobre os cuidados necessários para prevenir a doença. A capacitação irá ocorrer nesta quinta-feira (28), das 9h às 11h, no Forte das Cinco pontos, no bairro de São José, e terá um limite de 100 vagas. No local, também haverá oferta de vacina de hepatite B.

"O público alvo da formação será manicures residentes em nossos distritos sanitários que serão capacitadas para levar a proposta de prevenção para seus atendimentos como profissional, visto que o alicate de unha é um instrumento em potencial para transmissão das Hepatites B e C", comenta o coordenador do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Alberto Enídio da Silva.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E), que provocam uma inflamação no fígado. Cada vírus apresenta uma característica clínica e de transmissão própria, sendo dividida em dois grupos: o de transmição fecal-oral (A e E), que está ligado a condições ruins de saneamento básico e qualidade da água e alimentos, e segundo grupo (B, C e D), no qual a transmissão ocorre através da relação sexual e do compartilhamento de objetos contaminados, como seringas, agulhas, lâminas de barbear e equipamentos de confecção de tatuagens. 

Entre 2010 e 2016, foram notificados 3.289 casos de hepatites virais no Recife, com a hepatite C obtendo o maior núero de casos com 1.566, seguida pela hepatite B, com 1.208 notificações e hepatite A, com 512 notificações. A rede municipal de saúde oferece testes rápidos para hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, no Largo de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. Além disso, disponibiliza nas unidades de saúde vacina para hepatite A, para crianças de até dois anos, e hepatite B, para pessoas de qualquer idade. Esta última deverá ser feita em três doses, como preconiza o Ministério da Saúde, para garantir imunidade.

Últimas notícias