Obra Parada

Moradores cobram retomada de obra da Praça de Esportes e Cultura Caxangá

Projetada para ocupar o terreno da antiga fábrica de estopas da Avenida Caxangá, praça deveria ter sido entregue em junho do ano passado

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 22/08/2016 às 7:30
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Projetada para ocupar o terreno da antiga fábrica de estopas da Avenida Caxangá, praça deveria ter sido entregue em junho do ano passado - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A entrega estava prevista para o dia 11 de junho do ano passado, porém, mais de um ano depois, a Praça de Esportes e Cultura prometida para o terreno da antiga fábrica de estopa da Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, não passa de muito mato e promessas. Os moradores das comunidades vizinhas, que seriam beneficiados com a obra, reclamam da demora e se mobilizam para cobrar da Prefeitura do Recife a conclusão do espaço na área de quase 16 mil m², que, além dos equipamentos de lazer, contará com escola, biblioteca, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e uma UPA. 

Em março do ano passado, o JC já havia relatado a insatisfação dos moradores. Na véspera do aniversário do Recife, no dia 11 de março, eles protestaram com um bolo em frente à fábrica, retratando a espera de um ano pelo início das obras. No dia previsto para entrega, mais uma manifestação. Dessa vez, plantaram uma árvore na calçada para marcar a data e simbolizar resistência. A árvore cresceu, e o mato existente no terreno também. Uma estrutura de concreto inacabada é a única marca de que houve movimentação de obra no canteiro. De acordo com os moradores só durou cinco meses, entre maio e outubro de 2015.

“Essa obra está abandonada e a Empresa de Urbanização do Recife (URB) até agora não se posicionou. O diálogo com a Prefeitura não é dos melhores, eles sentam conosco, nos dão encaminhamentos e prazos, mas esses prazos não são cumpridos”, conta o coordenador da Casa Comunidade, Ângelo Felipe Bezerra. A entidade realiza trabalhos sociais na comunidade Sítio do Berardo, vizinha à obra. 

“Já fomos ao Ministério Público (MPPE), fizemos denúncias e protestos. Não vamos fazer nada agora para não dar conotação eleitoral, mas, passando o período, estudamos ocupar o terreno e dar um uso para a comunidade. Pelo menos um campinho de futebol vamos fazer”, prevê o líder comunitário. 

Outra polêmica que envolve o projeto é a demolição do muro e da caixa d’água da fábrica. As estruturas seriam reaproveitadas no projeto original, mas, segundo os moradores, foram condenadas pela URB. “Consideramos o muro e a caixa d’água patrimônios da fábrica, mas, por segurança e para acelerar a obra, autorizamos a derrubada. Isso foi nos dito no começo do ano, mas até agora nada foi feito. Além disso, a calçada em frente ao muro é um ponto de assalto, já que não tem iluminação pública”, relata o morador Tony de Jesus. 

Em nota, a URB esclarece que a obra da praça será relicitada ainda este ano. Sobre a demolição do muro e da caixa d’água, a empresa está realizando estudos para adequação do projeto às demandas da comunidade. A obra, orçada em R$ 5,5 milhões, tem participação do Governo Federal e prevê a construção de um anfiteatro, espaços para diversos esportes, bicicletário e área para ginástica. Segundo a Prefeitura do Recife, os demais equipamentos possuem projetos executivos prontos, mas aguardam a relicitação da praça para também serem licitados. Atualmente funciona no terreno a Creche-Escola Recife Alcides Tedesco, inaugurada em maio de 2013.

Últimas notícias