CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha nos ônibus do Grande Recife sensibiliza para a prevenção de assédio sexual

Três mil cartazes serão colados nos veículos, além de serem distribuídos em escolas, empresas públicas e privadas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/09/2016 às 13:30
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Três mil cartazes serão colados nos veículos, além de serem distribuídos em escolas, empresas públicas e privadas - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Sensibilizar a sociedade de forma preventiva sobre o assédio sexual é o objetivo do Grande Recife Consórcio de Transportes. Através de ação do Comitê de Combate ao Assêdio Sexual no Sistema de Transporte Público, 3 mil cartazes incentivarão as mulheres vítimas de importunação ofensiva ao pudor ou, até mesmo, estupro tentado e ou consumado a efetuarem denúncias.

Os ônibus são um dos locais de grande ocorrência desses abusos, por isso a capacitação de aproximadamente 12 mil motoristas, fiscais, cobradores e cobradoras também faz parte da ação.

Para que as denúncias possam ser efetivamente investigadas, a secretaria de Defesa Social (SDS), através da Chefia de Polícia, enviou documento para todas as delegacias obrigando a efetuação e a lavratura do Boletim de Ocorrência e todos os demais procedimentos necessários à conclusão do inquérito policial.

As denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria das Mulheres/Cidadã Pernambucana, no número 0800 281 8187. Segundo a ouvidoria, é fundamental que a mulher saiba informar as características físicas e vestimenta do agressor, linha e número de ordem do ônibus (numeração geralmente com três dígitos), data e horário em que ocorreu o fato e as imediações em que o transporte passava no momento do assédio.

Últimas notícias