Igualdade

Setembro da diversidade promove atividades a favor dos direitos LGBT em Pernambuco

O Setembro da Diversidade traz, a partir desta quinta-feira, dezenas de ações de conscientização e empoderamento da população LGBT

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 01/09/2016 às 12:46
Pedro Alves/JC
O Setembro da Diversidade traz, a partir desta quinta-feira, dezenas de ações de conscientização e empoderamento da população LGBT - FOTO: Pedro Alves/JC
Leitura:

Foi divulgada hoje, em coletiva de imprensa, a programação do “Setembro da Diversidade. Durante todo o mês, serão realizadas, em todo o Pernambuco, diversas ações em proteção dos direitos da população LGBT. A iniciativa, primeira do tipo a ser realizada no Estado, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Estado. O mote, alusivo à promoção da igualdade entra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, traz a frase “Todo mundo é livre para amar a quem quiser”.

As ações começam a ser realizadas desde o primeiro dia de setembro, às 14h, com um debate sobre o filme “Desejo Proibido”. O evento, realizado na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, deve discutir o enredo do longa-metragem americano, que traz como protagonistas duas personagens lésbicas e dialoga sobre feminismo e libertação sexual. Na sexta-feira (2), haverá o hasteamento da bandeira da diversidade, às 10h, na sede da SDSCJ, no bairro de Santo Amaro.

O principal evento do mês será a 15ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que acontece no dia 18, tradicionalmente na Praia de Boa Viagem, Zona Sul da capital. A concentração será às 9h e o desfile de trios começa às 13h. Uma das coordenadoras do Fórum LGBT do Estado, Rivânia Rodrigues explicou que o tema principal da parada, “Democracia fora do armário”, diz muito sobre o segmento no Estado. Confira abaixo a programação:

“Precisamos afirmar os nossos espaços e visibilizar os sujeitos políticos, porque senão voltaremos ao armário ao qual fomos empurrados durante toda a vida. A parada da diversidade não é uma simples festa, é a exigência de respeito que fazemos à sociedade e aos governos”, afirmou Rivânia Rodrigues. Além dos eventos na capital e região metropolitana, também serão realizadas mostras de vídeos e curtas nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo, também no interior. A mostra será realizada na próxima terça-feira (6) e no dia 13.

POLÍCIA

A Polícia Militar de Pernambuco também participará do cronograma de atividades. A capitã Lúcia Helena explicou que a corporação está recebendo orientações e sendo apresentada ao Plano Operacional Padrão da PM para o tratamento de pessoas LGBT. “Primeiro, temos que tirar as pessoas do desconhecimento, para depois orientar. Enquanto a população não for sensibilizada pela causa, haverá preconceito e discriminação”, explicou a capitã.

SAÚDE

Na Secretaria de Saúde, serão realizadas reuniões e debates acerca da Política de Saúde Integral para a População LGBT. Nos dias 13, 15 e 20, gestores e servidores estarão reunidos discutindo alternativas e recebendo capacitação sobre o segmento.

Últimas notícias