Urbanismo

Hoje é dia de piquenique às margens do Rio Capibaribe no Derby

Evento é organizado pelo grupo que elabora o projeto de um parque à beira do Rio Capibaribe, na cidade do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 03/09/2016 às 7:07
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Evento é organizado pelo grupo que elabora o projeto de um parque à beira do Rio Capibaribe, na cidade do Recife - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Um trecho das margens do Rio Capibaribe, no bairro do Derby, área central do Recife, será transformado em espaço para brincadeiras de rua, como queimado, barra-bandeira e pula corda, entre outros jogos. Mas isso é só uma das atividades que movimentarão a beira do rio, das 9h às 14h deste sábado (3), num evento organizado pelo grupo de Pesquisa e Inovação para as Cidades, da Universidade Federal de Pernambuco (Inciti-UFPE).

Batizado Quintal da Capunga, o evento é colaborativo e tem como meta mostrar para a população o potencial das margens do Rio Capibaribe como espaço público de lazer. O acesso ao Quintal da Capunga é feito pela Rua Engenheiro Teófilo de Freitas, ao lado da Faculdade Uninassau. Haverá ações de sensibilização ambiental, limpeza simbólica do mangue e piquenique ao ar livre.

Como a atividade é colaborativa, as pessoas que quiserem participar devem levar bancos, cadeiras de praia, cangas, protetor solar, sacos de lixo, comidas e bebidas, cordas, bolas e redes de vôlei (e o que mais achar conveniente) para garantir a brincadeira. O trecho em foco está inserido no projeto do futuro Parque Capibaribe, que vai ocupar as margens do rio, da Várzea ao Centro do Recife, numa extensão de 30 quilômetros, 15 km de cada lado.

O Quintal da Capunga é uma ação da ResidênciaCapunga, que teve início em maio deste ano como plataforma de pesquisa para o Inciti descobrir necessidades, desejos, problemas e dificuldades de usuários dessa região. Para isso, integrantes do grupo estão entrevistando e promovendo debates com moradores, comerciantes, estudantes e frequentadores do bairro.

Informações coletadas irão subsidiar parte do projeto Parque Capibaribe, desenvolvido pelo Inciti em convênio com Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O parque terá influência em 42 bairros da capital pernambucana. Quando estiver pronto, deverá interligar parques, praças e jardins públicos existentes nas proximidades do rio.

De acordo com pesquisadores do Inciti, o projeto prevê o estímulo a caminhadas e passeios ciclísticos nas margens do Capibaribe, criação de áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. Também propõe plantio de árvores e mais solo permeável, numa tentativa de preparar a cidade para enfrentar os efeitos de mudanças climáticas.

JARDIM DO BAOBÁ

O Jardim do Baobá, projeto piloto do parque, já está sendo implantado nas Graças, bairro da Zona Norte, no trecho entre as Ruas Madre Loyola e Antônio Celso Uchôa Cavalcanti, por trás da Estação Ponte d’Uchôa. A obra começou em março de 2016 e está prevista para terminar este mês.

O investimento no jardim é de R$ 1,5 milhão, com recursos do Real Hospital Português, por meio do programa de compensação ambiental da cidade.

Últimas notícias