Explosões

Sindicato dos Bancários critica serviço de inteligência das polícias

Seis casos de explosão a bancos ocorreram em pouco mais de 24 horas, ninguém foi preso

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 15/10/2016 às 7:46
Reprodução /Polícia Federal
Seis casos de explosão a bancos ocorreram em pouco mais de 24 horas, ninguém foi preso - FOTO: Reprodução /Polícia Federal
Leitura:

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco questiona o serviço de inteligência das polícias do Estado em relação às quadrilhas organizadas que vêm explodindo agências bancárias e promovendo cenas de terror em algumas cidades interioranas. Em pouco mais de 24 horas, seis agências foram alvos de bandidos no interior e no Grande Recife. Em Barreiros, na Zona da Mata Sul, o bando derrubou uma árvore, incendiou um carro, jogou grampos na via, atirou nos prédios das polícias civil e militar e deixou a população em pânico. Ninguém foi preso até agora.

“Falta uma ação mais forte de inteligência. Como é que pessoas estranhas chegam numa cidade pequena do interior, onde todo mundo se conhece, faz o reconhecimento da área para levantar informações e a polícia não sabe?”, questiona o secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato, João Rufino. “A força-tarefa criada para isso (com as polícias civil, militar e federal) desbaratou duas quadrilhas há pouco e já tem mais três atuando”.

O sindicalista também critica a falta de policiamento nessas cidades. Em Barreiros, havia apenas cinco policiais e a delegacia estava fechada. “Em Goiana (Zona da Mata Norte), o Banco do Brasil entregou uma agência nova após ela ter sido explodida e em duas semanas explodiram ela de novo. O governo não botou um policial a mais na cidade, mas fica cobrando que as agências funcionem. Assim, Pernambuco continua convidando o crime organizado para atuar no Estado”, acusa.

Polícia fala em reforço

Anteontem, o chefe da Polícia Civil, delegado Antônio Barros, falou, em nome da Secretaria de Defesa Social, sobre a intenção de se reforçar o trabalho das equipes de inteligência, que deverá ter maior interação com as polícias de estados vizinhos.

Só este ano, já são 46 bancos explodidos. Em Barreiros, os bandidos investiram contra a Caixa Econômica Federal (CEF), o Bradesco e três lojas do comércio local. No Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, o alvo foi a agência do Santander. E em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Sucupira, os bandidos explodiram um caixa eletrônico dentro de um supermercado. Na madrugada da quarta­feira, foram explodidas agências de Iati e Jataúba, no Agreste, e em Goiana.

Vídeos das últimas investidas já estão nas mãos da polícia. “Os bandidos estão de máscara, mas há detalhes, como armamento e vestuário, que ajudam nas investigações”, informa o comandante do 10º Batalhão da Polícia Miliar, tenente-coronel Alexandre Menezes, que atende a região de Barreiros.

Últimas notícias