ATO

Movimentos Católicos fazem vigília contra a PEC 55 no Recife

Com apoio da arquidiocese de Olinda e Recife, a vigília está marcada para esta terça (6)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/12/2016 às 11:55
Foto: JC Imagem
Com apoio da arquidiocese de Olinda e Recife, a vigília está marcada para esta terça (6) - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Movimentos Católicos irão realizar um ato nesta terça-feira (6), contra à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos, também conhecida como PEC 55. Com apoio da arquidiocese de Olinda e Recife, a vigília está marcada das 18h às 22h, na Cúria Metropolitana, no Palácio dos Manguinhos, localizado na Avenida Rua Barbosa, na Zona Norte do Recife. A proposta tem recebido críticas também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

O grupo vai debater sobre a proposta que, segundo eles, atingirá os recursos destinados aos chamados programas sociais. A CNBB também questiona a prioridade do atual governo federal no pagamento dos juros da dívida pública.

Integrante do movimento de trabalhadores cristãos, Alexandre Lacerda, fala sobre a proposta da vigília desta terça. "A igreja entende que a PEC é uma afronta aos pobres porque ela retira a proteção social dos pobres quando estima um tempo pro gasto público primário", explica.

Está programado para acontecer durante o ato uma reza do terço, orações e leituras bíblicas para fazer uma reflexão com base nas questões sociais. 

PEC dos gastos públicos

A PEC 55 - antiga PEC 241 -  impõe um teto máximo para os gatos públicos pelos próximos 20 anos equivalentes ao valor gasto no ano anterior, corrigido pela inflação. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e já foi aprovada em primeira instância no Senado Federal. No próxima terça-feira (13) o projeto será votado em segunda instância no Senado.

Últimas notícias