Saúde

Aedes aegypti: Arquidiocese de Olinda e Recife lança plano de mobilização contra o mosquito

Ações ultrapassarão os limites da Região Metropolitana e alcançarão municípios e dioceses do interior do Estado

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 15/12/2015 às 10:03
Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Ações ultrapassarão os limites da Região Metropolitana e alcançarão municípios e dioceses do interior do Estado - FOTO: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Arquidiocese de Olinda e Recife, o Banco do Brasil e o poder público divulgam, nesta terça-feira (15), ações de combate ao Aedes aegypti após firmarem parceria no dia 3 de dezembro. Entre as atividades previstas, estão o treinamento de agentes para mutirões noturnos e nos fins de semana. Haverá ainda uma edição especial do Prêmio Pastoral da Saúde, que premiará ideias inovadoras de grupos paroquiais, de bairros e de prefeituras na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika.

As intervenções ultrapassarão os limites da Região Metropolitana e alcançarão municípios e dioceses do interior do Estado.

A Igreja Católica tem aproveitado a participação dos fiéis nas missas, e os agentes da Pastoral da Saúde e alertado sobre as doenças e medidas preventivas. A conscientização da dimensão do problema e de como medidas simples podem contribuir para o recuo do número de casos é fundamental.

De acordo com o Ministério da Saúde, até 5 de dezembro de 2015, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia. Nesse período, Pernambuco registrou o maior número de casos (804). Em seguida, estão Paraíba (316), Bahia (180), Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81), Ceará (40), Maranhão (37), Piauí (36), Tocantins (29), Rio de Janeiro (23), Mato Grosso do Sul (9), Goiás (3) e Distrito Federal (1).

Quatro dos seis primeiros Estados no ranking da microcefalia fazem parte do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem dom Fernando Saburido como presidente (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas).

Últimas notícias