ABASTECIMENTO

Jucazinho continua em colapso mesmo após fortes chuvas no Agreste

Maior manancial operado pela Compesa para abastecimento humano continua em situação crítica

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2017 às 17:08
Foto: Divulgação
Maior manancial operado pela Compesa para abastecimento humano continua em situação crítica - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

As fortes chuvas que caíram sobre Pernambuco desde o  fim de semana não foram suficientes para aumentar o nível da Barragem de Jucazinho, no município de Surubim, Agreste do Estado. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Bacia do Capibaribe não foi alcançada pela água, e o maior manancial operado pela companhia para abastecimento humano continua em colapso.

O sistema, que abastece as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá, além de diversos distritos e povoados dos 15 municípios que fazem parte do sistema integrado, tem capacidade para acumular 327 milhões de metros cúbicos de água, mas se encontra seca desde setembro do ano passado. O pior cenário de Jucazinho desde a sua inauguração, no ano de 2000.

Melhora

A expectativa da Compesa é que o manancial tenha uma boa recuperação até o próximo mês de julho, quando termina a estação invernosa. Aproximadamente 800 mil pessoas são atendidas pela barragem ao longo de 206 quilômetros de adutoras.

Barragens

Na Zona da Mata, além do acúmulo das chuvas, o atraso na finalização da construção de outras 4 barragens foi um dos fatores que contribuíram para a quase destruição de alguns municípios. Até essa sexta-feira (26), o balanço da Compesa era de recuperação na Barragem do Prata, no município de Bonito, com elevação de 9,83% para 11,72%. Houve também elevação de nível em barragens da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. 

 

 

Últimas notícias