Restauração

Abraço pela reabertura da Igreja de São Pedro em Olinda

Ato marcou lançamento de campanha para arrecadar recursos e reabrir templo, fechado há dois anos

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 06/09/2017 às 20:37
Alexandre Gondim/JC Imagem
Ato marcou lançamento de campanha para arrecadar recursos e reabrir templo, fechado há dois anos - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Um abraço selou o compromisso de fiéis e religiosos trabalharem juntos pela recuperação do telhado da Igreja Matriz de São Pedro Mártir de Verona, no bairro do Carmo, em Olinda, Grande Recife, na noite desta quarta. No mesmo momento em que a paróquia, a mais antiga do município, completa 430 anos, é lançada campanha para reabertura da igreja, interditada há dois anos pela Defesa Civil, por problemas estruturais e elétricos.

“A restauração completa está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Há quatro anos, quando elaboramos o projeto, o orçamento era de R$ 1,9 milhão, não temos como fazer esse restauro, mas acredito que em breve vamos conseguir consertar o telhado (e outros detalhes), pois aí poderemos reabrir”, afirmou o monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida, pároco da igreja.

O ato para salvar o templo começou na Praça Lauro Nigro, na Ribeira, onde nasceu a primeira Igreja Matriz de São Pedro Mártir de Verona, há 430 anos. “Aqui era a sede da paróquia, mas a ação do tempo fez com que ela viesse a baixo. Então, há 90 anos, a matriz passou a ser a igreja atual que agora também está com problemas. Não queremos que aconteça a mesma coisa com ela”, apelou o pároco.

COMO AJUDAR

Após caminhar até a sede atual, cantando e com bandeirolas nas mãos, fiéis e religiosos abraçaram o templo, depois participaram de uma missa. “Queremos que com o ato as pessoas abracem a causa”, destacou o psicólogo Edson Oliveira, integrante da liturgia da Catedral da Sé. “Eu estou me sentindo leve. As outras igrejas de Olinda também deveriam fazer isso. A do Bonfim está fechada há 27 anos, o último casamento lá foi o meu”, declarou a dona de casa Nadeje de Souza, 50.

O valor necessário para o conserto do telhado da igreja de São Pedro Mártir de Verona ainda não está contabilizado, mas quem quiser ajudar é só fazer depósito na conta-poupança da paróquia, no Bradesco (agência 1599-7, conta 34827-7, CNPJ 01.709.576/0001-95). Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está sendo feita análise orçamentária do projeto e não há previsão para as obras.

Últimas notícias