LIMPEZA

Margens do Rio Capibaribe passam por limpeza no Cais da Alfândega

Ação está sendo realizada pela Emlurb, que pretende retirar 10 toneladas de lixo daquela área do rio

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 11/08/2018 às 8:00
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Ação está sendo realizada pela Emlurb, que pretende retirar 10 toneladas de lixo daquela área do rio - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Leitura:

Mais uma ação para a retirada de lixo do Rio Capibaribe está sendo realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. A limpeza começou na última quinta-feira (9) e segue até este sábado (11).

Além do Cais da Alfândega, também são realizadas periodicamente ações na Rua da Aurora, no manguezal do Cais José Estelita, em frente à Casa da Cultura e em pontos da Zona Norte. Apesar de não ser área de mangue, as proximidades Paço da Alfândega precisam ser limpas constantemente. Lá, oito homens, com o auxílio de caçambas, devem recolher aproximadamente 10 toneladas resíduos sólidos, como garrafas plásticas, móveis e equipamentos domésticos.

Para o gerente geral de fiscalização de limpeza da Emlurb, Avelino Pontes, o trabalho tem que ser contínuo. “Nós limpamos vários pontos de rio e manguezais a cada 35 dias, mais ou menos, porque dependemos do nível da maré. Quando a maré sobe, o lixo fica preso nos galhos do mangue e nós vamos lá limpar”, explica.

Para Avelino, só atuação da Emlurb não é suficiente. “Nós recolhemos o lixo porta a porta em toda a área da capital. Mesmo assim, vemos muita gente jogando lixo na rua e no rio. O que a gente pede é que a população deixe o lixo fechado nos portas de casa que nós recolhemos. Jogando no rio, só poluem e dificultam nosso trabalho”, conclui.

Ecobarco

Além de uma equipe com os garis, a Emlurb também conta com o trabalho do Ecobarco na limpeza de resíduos flutuáveis nas áreas onde a profundidade permite. O barco percorre um trajeto de 35 quilômetros por várias partes do Recife, incluindo o centro e a bacia do Pina.

 

Últimas notícias