Arrombamentos

Donos de quiosques na orla de Boa Viagem cobram segurança

Segundo associação, este ano 40 dos 60 quiosques da orla já foram invadidos

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 15/08/2018 às 7:56
Guga Matos/JC Imagem
Segundo associação, este ano 40 dos 60 quiosques da orla já foram invadidos - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Aos 68 anos, Eriberto Pereira da Silva já não faz grandes investimentos no negócio que herdou do pai, há 52 anos, embora ele se localize em ponto nobre do Recife, a orla de Boa Viagem, na Zona Sul. O desânimo não veio pela idade, mas por uma situação que vivenciou nesta segunda e já virou rotina na sua vida: chegar ao trabalho e se deparar com o seu quiosque de cocos arrombado, o que lhe exige constantes gastos para repor o prejuízo. Só este ano, 40 dos 60 quiosques da praia foram alvo de ladrões, segundo a Associação de Barraqueiros de Coco do Recife, que se reuniu ontem com o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, coronel Paulo Matos, e com representante da prefeitura, na sede do quartel, no Pina, para pedir providências.

“Levaram tudo o que é meu, quebraram os vidros, reviraram as coisas e ainda beberam uísque e água de coco. Nem sei quantas vezes já fui roubado. Quando não é o quiosque é a bomba d’água, a bicicleta. Não tem policiamento aqui, esse governo é fraco de segurança. Por isso tem muita gente que arrenda e aluga. Mas eu não repasso por dinheiro nenhum. Só lamento como as coisas estão, quando eu era menino deitava ali no chão com dinheiro no bolso e sapato novo e ninguém incomodava”, desabafa, com tristeza.

O quiosque vizinho ao de Eriberto foi arrombado no mesmo dia e estava fechado ontem. Em vários equipamentos se percebe o reforço de madeiras, grades e até uma cinta de ferro repleta de cadeados, que aos poucos estão sendo roubados. “A estrutura dos quiosques (em vidro) facilita os arrombamentos. Trabalho aqui há seis meses e nesse período já invadiram cinco vezes. Como colocamos alarme não conseguem levar muita coisa. Mas polícia quase não se vê. No último arrombamento, uma viatura passou mas não parou. O quiosque aberto de madrugada, luz acesa e ninguém estranha?”, diz a vendedora Aldeny de Oliveira, 39. “Agora meus patrões compraram madeira para cercar tudo”.

NOVO MODELO

“Tem que mudar esses quiosques. Eu mesmo investi R$ 7 mil em madeiras para cercar o meu, que já foi roubado várias vezes. Temos um projeto nas mãos da prefeitura para análise desde o ano passado e nunca nos deram retorno. Chamamos várias secretarias para a reunião, mas só a Emlurb apareceu para falar de iluminação”, reclama Zezinho do Coco, membro da associação. “O município pode ajudar o Estado com a Guarda Municipal. Os proprietários de quiosque estão com medo de comprar mercadoria. Boa Viagem está na UTI. Vamos agendar outra reunião e ver se a prefeitura nos dá uma resposta”.

Muitos barraqueiros e vendedores dizem que entre os invasores há sempre menores. “A última vez que fui registrar queixa entrei na delegacia às 2h30 e saí às 8h30, junto com os ladrões porque eram menores. É difícil, nós que estamos presos”, critica Zezinho. Os clientes também reclamam. “Houve um tempo em que Boa Viagem tinha policiamento, hoje é muita insegurança. O pessoal que arrombou os dois quiosques já tinha praticado um assalto por trás do Carrefour”, afirma o oficial de justiça Manoel Caminha, 53, morador do bairro e frequentador assíduo da orla.

O modelo de quiosque proposto pelos barraqueiros prevê placa de energia solar; fechamento das aberturas com aço galvanizado para dificultar os arrombamentos; cobogós de vidro para facilitar a iluminação;cobertura em madeira; e até um píer para mesas e cadeiras, que seriam guardados nos quiosques.

REFORÇO DA PM

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que vai reforçar o policiamento na orla, com dez duplas a pé, das 6h às 23h, além de equipes montadas e com cães. Depois desse horário haverá reforço de uma viatura e uma dupla de motocicletas. Hoje, há videomonitoramento 24h e o 19º BPM possui um grupo do WhatsApp com os proprietários dos quiosque “para dar celeridade ao atendimento das ocorrências”. Diz ter solicitado o reforço das instalações físicas; implantação de câmeras e sistema de alarme monitorado; além de maior visibilidade à numerações dos equipamentos. Conforme a PM, o número de assaltos no bairro caiu de 224, em janeiro, para 54 em julho.

PREFEITURA MELHORA ILUMINAÇÃO

Também por nota, a prefeitura destacou que segurança pública é de responsabilidade estadual, mas que “entende a necessidade de auxiliar neste serviço”. E citou a instalação de iluminação em LED na Avenida Boa Viagem, a ser concluída este mês, sendo a primeira via com sistema de telegestão. O controle será feito de forma remota, possibilitando logo identificar falhas, ter mais eficiência e economia. “A ação irá reforçar a iluminação, proporcionando mais segurança”. Não há previsão para substituição dos quiosques. A PCR diz apenas que “o novo projeto de adoção da orla está andamento e deve ser concluído em outubro”.

Últimas notícias