SOLIDARIEDADE

Movimento Pró-Criança comemora Dia do Voluntariado com homenagens

Voluntários e instituições parceiras foram homenageados pelo trabalho. O Pró-Criança promove mensalmente capacitações para interessados no voluntariado

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 23/08/2018 às 13:12
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Voluntários e instituições parceiras foram homenageados pelo trabalho. O Pró-Criança promove mensalmente capacitações para interessados no voluntariado - FOTO: Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

O Dia Nacional do Voluntariado e os 20 anos da Lei que regulamenta o serviço no país foram comemorados nesta quinta-feira (23) com uma programação especial na sede do Movimento Pró-Criança (MPC), no bairro dos Coelhos, área central do Recife. Voluntários e representantes de instituições parceiras puderam festejar a data e discutir sobre a importância desse trabalho.

O Pró-criança foi criado há 25 anos e, há oito, além do trabalho social com crianças e jovens, vem organizando capacitações para quem deseja fazer parte do voluntariado. “Analisando quais eram os problemas existentes e criamos, junto com outras instituições, a Rede Pernambuco Voluntário. Implantamos as capacitações para tentar preparar as pessoas e chamar mais voluntários. É uma preparação para a pessoa saber o que é ser voluntário, saber sobre a legislação e despertar esse sentimento de solidariedade”, comenta Paulo Barbosa, diretor de planejamento e um dos criadores do MPC.

Durante a comemoração, 11 instituições parceiras tiveram seu trabalho reconhecido com homenagens, além dos próprios voluntários. Uma mesa-redonda foi promovida com o Juiz da Vara da Infância e Juventude Paulo Brandão.

No MPC há mais de 10 anos, Maria Rosa da Silva, 65 anos, não pretende deixar o voluntariado nem tão cedo. “Eu levei minha neta para fazer balé e fiquei sabendo que podia ajudar. Pedir para ficar e estou aqui até hoje. Espero continuar enquanto eu puder, isso aqui é muito especial”, conta.

Com apenas 12 anos, a estudante Michellany Kuane da Silva, que participa do MPC desde os 9 anos, já entende a importância dessas pessoas que se dispõem a ajudar e transformar a vida de quem necessita. “Eu agradeço muito aos voluntários, não tenho nem o que falar deles. Quando crescer quero ser cantora, mas mesmo assim vou ter um tempo para ser professora do Pró-Criança. Quero retribuir tudo o que eles estão fazendo por mim”, explica a garota.

Capacitações

O Dia Nacional do Voluntariado é lembrado em 28 de agosto. Junto com o Pró-Criança, 26 instituições, como a Fundação Altino Ventura e o Lar do Neném, atuam na Rede Pernambuco Voluntário recrutando pessoas que tenham interesse em ajudar. As capacitações, que acontecem mensalmente, já formaram mais de cinco mil voluntários.

Quem tiver interesse em fazer parte do trabalho social promovido pela Rede deve preencher o cadastro no site do MPC ou ligar para os telefones (81) 3412.8961 ou (81) 99208.8973.

Últimas notícias