PREMIAÇÃO

SJCC fatura seis categorias do 24º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

Ao todo, o SJCC venceu seis das oito categorias do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, incluindo a categoria de Cadernos Especiais e Séries De Reportagens, uma das mais esperadas da noite

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2018 às 23:30
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Ao todo, o SJCC venceu seis das oito categorias do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, incluindo a categoria de Cadernos Especiais e Séries De Reportagens, uma das mais esperadas da noite - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) foi o grande vencedor da 24ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, com seis trabalhos premiados. A cerimônia de revelação dos campeões aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), em Santo Antônio, área central do Recife, na noite desta terça-feira (30). 

O projeto #UmaPorUma - que visa contar as histórias de todas as mulheres assassinadas em Pernambuco no ano de 2018 e é formado por mais de 30 mulheres do SJCC, levou a categoria de Cadernos Especiais e Séries De Reportagens, uma das mais esperadas da noite. Além desta, a produção ainda levou o prêmio de Criação Gráfica.

Na categoria Profissional/Internet e Profissional/Radiojornalismo, a reportagem vencedora foi A Culpa Não É Delas - outro especial multimídia do SJCC que trouxe uma ampla discussão sobre a violência contra a mulher e foi publicado nos veículos do sistema no fim de outubro de 2017. O material para impresso e internet ficou a cargo de Ciara Carvalho, Karla Tenório e Alexandre Gondim, enquanto na TV e na Rádio Jornal, o projeto ficou sob o comando de Anne Barretto, Elaine Santana e Monica Carvalho.

A TV Jornal ainda ganhou a categoria de Videojornalismo, com a série de reportagens Pernambuco pela Educação, de Cinthia Ferreira, Adriana Victor, Diego Nigro e Gustavo Alves. Já o chargista Miguel Falcão levou a categoria Charge/Ilustração com seu trabalho intitulado “Hermilo”. 

Jornalismo Literário

O especial Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú de Pernambuco, publicado no JC entre 17 e 19 de dezembro de 2017, venceu na categoria Bacharéis/Estudantes de Jornalismo - Texto do 3º Prêmio de Jornalismo Literário Cristina Tavares, entregue na mesma noite. Os textos, de Jefferson Sousa, mostraram a luta da cultura contra o descaso sociocultural, focando na vida de três poetas analfabetos.

O Prêmio Cristina Tavares e o Prêmio de Jornalismo Literário são realizados pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Na edição deste ano, as premiações contaram com o patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Homenagem

A solenidade teve início com uma homenagem a jornalista Graça Araújo, falecida no último dia 8 de setembro, aos 62 anos. Fotografias da profissional foram exibidas em um vídeo ao som da canção Um Sonho, da banda Nação Zumbi. Muito emocionada, uma das irmãs dela, Conceição Soares, subiu ao palco para receber um buquê e uma placa.

Últimas notícias