Fiéis sobem o Morro da Conceição para homenagear Nossa Senhora

Durante toda a manhã foi possível ver fiéis pagando promessas e agradecendo graças alcançadas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/12/2018 às 11:55
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Durante toda a manhã foi possível ver fiéis pagando promessas e agradecendo graças alcançadas - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Diversos fiéis estão indo ao Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, neste sábado (8), para mostrar sua devoção à Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do capital pernambucana. Neste dia, feriado na capital pernambucana, Nossa Senhora da Conceição é celebrada na 114ª Festa do Morro por uma multidão de fiéis que se aglomera no Santuário desde as primeiras horas do dia, com destaque para a presença de muitas crianças.

Durante toda a manhã foi possível ver fiéis pagando promessas e agradecendo graças alcançadas. A expectativa é que um milhão e meio de fiéis tenham visitado o santuário durante todos os dias de festejos.

Procissão

Às 15h, a principal procissão sai do Forte do Brum, no Bairro do Recife, até o Morro da Conceição, Zona Norte, onde a missa de encerramento da festa será celebrada às 18h. Este ano, o percusso tem uma mudança no itinerário. O cortejo sai do Forte do Brum, no Cais do Apolo, igualmente aos anos anteriores, mas sofre alteração no meio do trajeto. Os fiéis seguem até o Largo dom Luiz e Rua Itacoatiara em direção à Praça do Morro da Conceição, e não mais subindo pela Estrada da Conceição, onde o fluxo de veículos era grande.

Festa do Morro

Em 2018, o tema da festa, "Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti", faz referência ao Ano do Laicato, celebrado nas igrejas brasileiras até 25 de novembro último, dia do Cristo Rei, para valorizar a presença e a organização dos cristãos leigos no País. A Festa do Morro teve origem com a comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854 (século 19). O monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma escultura de ferro francesa, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1904, pelo então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto.

 

Últimas notícias