RELIGIOSO E PROFANO

Ciclo Natalino homenageia pastoris tradicionais do Recife

Este ano, serão homenageadas as duas divisões do pastoril: o religioso e o profano. Apresentações começam nesta sexta no Recife Antigo

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 14/12/2018 às 8:00
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Este ano, serão homenageadas as duas divisões do pastoril: o religioso e o profano. Apresentações começam nesta sexta no Recife Antigo - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Leitura:

Este ano, os pastoris religioso e profano, tradicionais na cultura popular pernambucana, serão os homenageados do Ciclo Natalino do Recife. As honrarias serão dadas a dois grandes nomes do pastoril recifense: Ivone Santos, que há 40 anos se dedica a dirigir o Pastoril Aurora da Redenção, do Pina, e o Véio Mangaba, que já está há quase três décadas representando o principal personagem do pastoril profano. Entre as atrações também está o famoso Baile do Menino Deus, realizado entre os dias 23 e 25 de dezembro. Apresentações culturais serão promovidas no Recife Antigo, nos Parques da Macaxeira e Santana, na Zona Norte, e na Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul.

Homenageada por seu trabalho de décadas a frente do pastoril, dona Ivone, de 71 anos, está hospitalizada. Para a filha dela, Tatyana Miracele dos Santos, 36, que também coordena um pastoril, a felicidade de ver o trabalho da mãe sendo reconhecido é grande. “Saber que ela será homenageada é muito gratificante. O pastoril sempre fez parte da nossa vida, sei o quanto ela se dedicou a esta tradição. Durante anos, nos empenhamos em organizar as apresentações e preservar essa manifestação”, diz. Devido aos problemas de saúde de dona Ivone, o Pastoril Aurora da Redenção e o Pastoril Estrela Guia do Recife, dirigido por Tatyana, não se apresentarão neste Natal.

A homenagem será feita no sábado (15), durante as apresentações programadas para o palco da Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, a partir das 19h. O Balé Popular do Recife também participa da festa. Na data, o homenageado Véio Mangaba se apresentará com outros quatro Velhos do Pastoril Profano. O intuito dos palhaços é levar alegria e conscientizar a população sobre a importância de manter viva a tradição secular.

“Queremos resgatar esta cultura e mostrar que este é um brinquedo que está entrando em extinção. O Velho é quem canta e apresenta o pastoril profano, sempre com letras de duplo sentido e muita brincadeira. Não temos amarras, tiramos muita onda, mas sempre respeitando. Estamos em um momento em que tudo é muito aberto e as músicas são escrachadas, por isso a importância dar espaço e manter viva nossa tradição. O pastoril é cultura”, explica Walmir Chagas, 58, que interpreta o Véio Mangaba desde 1992. Com ele, se apresentam o Velho Xaveco, há 31 anos no pastoril profano, o Velho Cafuné, o Velho Maroto e o Vei Lombriguenta .

Segundo o secretário executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos, a escolha dos homenageados se deu pela necessidade de enaltecer o pastoril em um momento de pouca visibilidade. “Nós identificamos uma necessidade grande de reconhecimento desses brinquedos em um momento tão difícil para eles. Queremos trazer a atenção para eles e por isso escolhemos o Véio Mangaba e dona Ivone, duas figuras importantíssimas da nossa cultura popular. Nunca é tarde para dar vitrine para essas manifestações que fazem parte da história da nossa cidade e do nossa estado”, pontua.

O Ciclo Natalino teve início no dia 9 deste mês e segue até o dia 6 de janeiro. Na noite desta sexta-feira (14), acontece a inauguração da tradicional árvore gigante. Com 14 metros de altura, ela estará iluminada e decorada com artigos natalinos no Cais da Alfândega, também no Recife Antigo. Na mesma noite, nove pastoris e um reisado  se apresentarão nas ruas do bairro, chamando a população para contemplar a decoração da cidade. A festa terá início às 18h, com performance das crianças da Orquestra Movimento Pró-criança, no projeto Louvores in Concert, do cantor Almir Rouche.

Na Pracinha de Boa Viagem, desde a quarta-feira (12) até o dia 19, grupos de cavalo marinho, pastoril e bumba-meu-boi fazem a festa dos visitantes gratuitamente, sempre a partir das 19h.  Nos dias 23 e 25, o Parque Santana sediará apresentações do musical Natal para Sempre. O espetáculo é gratuito e tem início às 19h.

O Baile do Menino Deus, encenado há 15 anos no Marco Zero, encerra a programação do Ciclo Natalino do Recife. O festejo acontece nos dias 23, 24 e 25, às 20h.

 

Últimas notícias