Patrimônio

Matriz de Santo Antônio reaberta para atividades religiosas

Localizada no Centro do Recife, a Igreja Matriz de Santo Antônio estava fechada para obra de restauração

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 20/12/2018 às 9:09
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Localizada no Centro do Recife, a Igreja Matriz de Santo Antônio estava fechada para obra de restauração - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida pelos católicos como a Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife, retomará as atividades religiosas depois de passar quatro anos e dois meses fechada para obra de restauração. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PE) entrega o prédio à paróquia nesta sexta-feira (21/12). E a intenção do pároco, Marcelo Gomes Costa, é celebrar a Missa do Natal no templo, às 18h da próxima segunda-feira (24).

Por enquanto, a Missa do Natal está programada para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também localizada no bairro de Santo Antônio. “Se conseguir organizar tudo a tempo, vou transferir a celebração para a matriz”, avisa padre Marcelo Gomes Costa, em visita ao prédio para acompanhar o encerramento da obra, esta semana. “Depois do Natal, haverá missa na Matriz de Santo Antônio todos os domingos, às 11h”, diz ele.

A intervenção realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio, de outubro de 2014 a dezembro de 2018, contemplou a recuperação da coberta, que estava escorada e era o problema mais grave a ser corrigido; reforma das instalações elétrica e hidráulica, implantação de rampa de acessibilidade na lateral da Rua Nova; instalação de luminárias internas; iluminação externa; pintura e limpeza da cantaria (pedra de arenito em volta de portas e sacadas).

“Fizemos o serviço de engenharia, que incluiu ainda a recuperação das fachadas e do piso e a pintura da casa paroquial. A principal ação era eliminar a infiltração que comprometia a coberta”, declara a arquiteta do Iphan-PE Ana Paula Bitencourt. À noite, diz ela, o novo projeto de iluminação ressalta as esquadrias na fachada. O trabalho foi executado com recursos do programa federal PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 4,5 milhões.

Barracas

Com apoio da Prefeitura do Recife, o Iphan conseguiu a retirada de barracas do comércio informal que ficavam coladas na parede dos fundos da Matriz de Santo Antônio, na Rua Pedro Ivo. Os quiosques prejudicavam a visibilidade do prédio, tombado como patrimônio brasileiro. No momento, o Iphan está analisando o projeto de restauração dos bens móveis e integrados (altares, nichos, imagens de santo e outros objetos artísticos) do prédio. É a segunda etapa da intervenção, mas não há prazo para o início do serviço.

Enquanto aguarda a próxima fase, a igreja volta a agendar casamentos, fazer batizados e celebrar missas. “A Matriz de Santo Antônio é muito amada pela população e é um marco histórico na cidade do Recife e no Estado de Pernambuco”, destaca padre Marcelo Gomes Costa. A edificação de 1.029 metros quadrados de área, construída no século 18 com arquitetura barroca, vai sediar a cerimônia de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, em 2020.

Últimas notícias