A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, nas últimas 24 horas, choveu 75% do esperado para o mês de maio no município de Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco. O alto volume de chuvas fez o Rio Una transbordar, alagando bairros e deixando famílias desabrigadas, entre outros transtornos. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco informou que, até o momento, 100 famílias estão desabrigadas e cinco bairros foram atingidos por deslizamentos ou alagamentos. Não há registro de vítimas.
Leia Também
A dona de casa Amara Rosângela da Silva, 41 anos, contabilizava os prejuízos. "Desde 2h estamos acordados. Foi muita água. É um sofrimento essa vida. Faz 24 anos que moro aqui e é sempre do mesmo jeito". Ela mora numa casa no bairro Santa Gorete com o pai, a mãe, seus dois filhos e o neto.
Além de Barreiros, as chuvas das últimas 24 horas representam um acúmulo de 45% em Tamandaré e 37% em Rio Formoso do esperado para o mês de maio.
A Defesa Civil do Estado enviou uma equipe para a região, com o objetivo de levantar dados dos danos e das áreas que continuam em risco, além de apoiar e orientar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nas ações necessárias de prevenção e suporte. O Governo do Estado também deslocou equipes técnicas, de apoio e especialistas da Apac, Codecipe e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para o local para dar apoio às Prefeituras e suporte à população.
A previsão é de que continue chovendo na região da Mata Sul com intensidade moderada a forte, conforme alerta já emitido.
Estradas
Uma árvore caiu na PE-60, nas proximidades da reserva ecológica de Saltinho, município de Tamandaré, deixando a rodovia com fluxo de veículos bloqueados nos dois sentidos. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), enviou uma equipe técnica ao trecho.
O órgão orienta que os motoristas escolham uma rota alternativa para evitar o ponto bloqueados. Quem estiver seguindo do Cabo de Santo Agostinho no sentido Barreiros, São José da Coroa Grande e região deve entrar na PE-72 para depois seguir pela PE-009 e continuar até a PE-076, onde deve entrar à direita até retornar para a PE-060.
Quanto a PE-96, que vai de Barreiras a Palmares, o DER informa que ainda está encaminhando uma equipe para verificar a queda de barreira nas imediações do Engenho Piaba, que deve realizar a remoção do material que deslizou para a pista, além de fazer uma inspeção em toda a rodovia.
Histórico
Em 2010, a cidade de Barreiros e outras da região sofreram com grandes alagamentos provocados por fortes chuvas. Dezenas de pessoas morreram na ocasião. Para minimizar os problemas causados pelas chuvas, o Governo de Pernambuco prometeu, à época, a construção de um cinturão de barragens. Apenas a de Serro Azul foi entregue.
Confira os dez municípios onde mais choveu nas últimas 24 horas:
Barreiros - 212,69 mm
Rio Formoso - 125,03 mm
Tamandaré - 102,46 mm
Sirinhaém - 80,25 mm
Ipojuca - 67,83 mm
Jaboatão dos Guararapes - 66,75 mm
Camaragibe - 53,79 mm
São Lourenço da Mata - 51,80 mm
São José da Coroa Grande - 37,86mm
Recife - 28,97 mm