Chuva

Rios da Mata Sul em estado de atenção por causa da chuva

Rio Sirinhaém, Rio Pirangi e Rio Amaraji estão em estado de atenção

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/07/2019 às 11:05
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Rio Sirinhaém, Rio Pirangi e Rio Amaraji estão em estado de atenção - FOTO: Foto: Divulgação/Defesa Civil
Leitura:

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, neste domingo (21), um alerta para três rios da Zona da Mata Sul de Pernambuco por causa do volume de chuva das últimas 24 horas.

Segundo a Apac, o nível do Rio Sirinhaém está acima da cota de alerta para Barra de Guabiraba. No momento, a tendência é de que o nível do rio suba. De acordo com a Apac, caso permaneça com esta tendência, o rio poderá atingir as áreas ribeirinhas da cidade.

Já o município São Benedito do Sul registrou o nível do Rio Pirangi acima da cota de alerta. Áreas ribeirinhas do rio poderão ser atingidas caso o nível continue subindo.

A cidade de Ribeirão registrou o nível do Rio Amaraji acima da cota de alerta, devido às chuvas registradas nas últimas 24h.

Em Barreiros, o Rio Carimã transbordou e o Rio Una, que costuma transbordar ao ultrapassar sete metros, já chegou a cinco.

Em todas as cidades, devido à quantidade de precipitação, deve ser considerada a possibilidade de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zona urbana.

A Apac e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) permanecem em estado de atenção. Novos avisos devem ser emitido pelos órgãos caso ocorram modificações nas condições de tempo.

Das cinco barragens planejadas em 2010, apenas uma foi concluída em Pernambuco

Plano para Bacia do Una pode ajudar a conter enchentes

Alagamentos e desalojados

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), no município de Barreiros, 518 famílias estão desalojadas. A cidade registrou 156 milímetros de chuva entre 7h do sábado (20) e 7h deste domingo (21).

Veja o número de famílias desalojadas por bairro:

Itaperibu – 18 famílias desalojadas

Bairro dos Lotes – 240 famílias desalojadas

Tibirí – 12 famílias desalojadas

Santa Goreti – 180 famílias desalojadas

Centro – 68 famílias desalojadas

Em Barreiros, segundo a Defesa Civil, a prefeitura disponibilizou nove caminhões e um grupo de 40 funcionários para auxiliar moradores que estão em locais alagados. É a terceira vez neste ano que a cidade passa por uma situação do tipo.

Em Tamandaré, no Bairro de Santo André, área rural, 42 casas também estão alagadas, e o Engenho Oriente encontra-se ilhado.

Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba

A Defesa Civil afirmou que, há cerca de 30 dias, a prefeitura fez o alargamento do leito deste rio, passando de 3 m para 20 m. Desde a última sexta-feira (19), o rio subiu 2,5 m. Caso este alargamento não tivesse sido feito, a cidade poderia já ter sido invadida pelas águas, mas até o momento isso não aconteceu. 

Últimas notícias