AMBULANTES

Autoridades fecham cerco em torno de comércio no transporte público

Três caminhões de mercadorias foram apreendidos no Terminal Integrado de Afogados, no Recife

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 15/08/2019 às 7:58
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Três caminhões de mercadorias foram apreendidos no Terminal Integrado de Afogados, no Recife - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

As autoridades voltaram a fechar o cerco em torno do comércio informal no transporte público da capital. Nessa quarta-feira (14), a Polícia Militar (PM) deflagrou uma operação em conjunto com órgãos do governo do Estado e da Prefeitura do Recife nas áreas interna e externa do Terminal Integrado (TI) de Afogados, na Zona Oeste da cidade. A ação resultou em um protesto em outro TI, em Joana Bezerra, área central. Ambulantes queimaram pneus e acusaram a polícia de truculência.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, Grande Recife Consócio de Transporte, Vigilância Sanitária, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da Guarda Municipal da Prefeitura do Recife, além da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). De acordo com a PM, foram apreendidos materiais destinados ao comércio informal não autorizado e produtos vencidos, perigosos para a saúde da população. A operação, ainda segundo a polícia, teve como objetivo combater os assaltos, homicídios e tráfico de drogas, nas áreas interna e externa do terminal.

O ambulante Willams Félix da Silva, 32 anos, costuma circular dentro dos coletivos e criticou a ação policial. “Muitos companheiros de trabalho perderam suas mercadorias. A gente precisa desse trabalho pra se sustentar. É um absurdo que cheguem como chegaram aqui, levando tudo, sendo agressivos com os ambulantes”, desabafou.

Em nota, a PM informou que o protesto no TI Joana Bezerra aconteceu em decorrência da apreensão em Afogados. Mas, no terminal localizado no Centro do Recife, comerciantes também denunciaram a apreensão de mercadorias. “O que a gente quer é uma solução. Queremos sentar junto ao poder público e pedir que ordenem o comércio, que cadastrem a gente para regularizar a situação. A gente mora em comunidade pobre, tem família pra sustentar. O que não pode é chegar aqui jogando spray de pimenta em quem está trabalhando pelo seu sustento. A gente não quer protestar, ter que queimar pneu, a gente só quer que organizem o comércio”, pontuou Silene Santiago, 32, ambulante há três anos no TI Joana Bezerra.

Legislação

De acordo com as autoridades, a operação se deu em cumprimento da legislação, que proíbe o comércio ambulante nos terminais integrados de passageiros através da Lei Estadual 13.235/2007. “Essa decisão se estende também aos trens da CBTU, regulamentada pelo Decreto Lei do Governo Federal nº 1832/96, de 4 de março de 1996 e pelo Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros, através do decreto nº 14.846, de 28 de fevereiro de 1991”, diz um trecho da nota.

O comunicado diz ainda que a intervenção foi “cirúrgica com total respeito à individualidade dos envolvidos.” Três caminhões de materiais foram apreendidos. As mercadorias estão com a Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e podem ser retirados hoje na Gerência de Operações (Geop), na Rua Afonso Pena, 550, Santo Amaro, mediante pagamento de multa.

Últimas notícias