VACINAÇÃO

Prefeitura do Recife realiza vacinação para cães e gatos neste sábado

Serão 135 pontos de vacinação espalhados pela Zona Oeste e Centro do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/09/2019 às 17:43
Fotos: Sesau/Cortesia
Serão 135 pontos de vacinação espalhados pela Zona Oeste e Centro do Recife - FOTO: Fotos: Sesau/Cortesia
Leitura:

Neste sábado (14), a Secretaria de Saúde (Sesau) promove a continuação da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019. Desta vez, os animais contemplados serão os da Zona Oeste e do Centro do Recife (distritos 1, 4 e 5). Neste ano, a campanha foi dividida em três áreas por sábado. No último dia 24, cerca de 56 mil animais da Zona Norte foram vacinados e a meta de vacinação é de que 180 mil animais da capital pernambucana fiquem imunes da raiva.

Só no primeiro sábado, cerca de 200 postos volantes foram montados nos distritos sanitários 2, 3 e 7, beneficiando mais de 56 mil cães e 55 mil gatos.

Pontos de vacinação

Entre os 135 pontos de vacinação deste sábado, estão o Parque 13 de Maio, o Sesc de Santo Amaro, a Praça Maciel Pinheiro, a Policlínica Gouveia de Barros, a Exposição de Animais do Cordeiro, entre outros. Para conferir a lista completa, basta acessar o site da Prefeitura do Recife.

Raiva

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida, a raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos) com alta gravidade, e chega a ser 100 % letal para pessoas e animais que têm seu sistema nervoso afetado. “Se continuarmos mantendo alta a cobertura vacinal de cães e gatos, garantimos a proteção da saúde dos animais e das pessoas. Mesmo que um morcego infectado pegue um gato, por exemplo, como aconteceu em 2017, o felino não será contaminado se estiver vacinado”, explicou o gerente.

Equipe de atendimento

Na campanha, cerca de 1.200 pessoas estão envolvidas, entre profissionais da Secretaria de Saúde do Recife e voluntários, que passaram por uma capacitação em agosto. Durante o treinamento, vários temas foram abordados, como conservação das vacinas, aspectos imunológicos nos animais, aspectos epidemiológicos da raiva, biossegurança para envolvidos na vacinação e métodos de contenção segura de cães e gatos.

E depois que acabar o prazo de vacinação?

Depois que o prazo se esgotar, os moradores do Recife devem vacinar os cães e gatos no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Já os moradores de outros municípios, devem procurar as Secretarias de Saúde das suas cidades. Mas o recomendável é que os munícipes da capital pernambucana aproveitem a oportunidade o quanto antes.

Últimas notícias