SOLIDARIEDADE

Projeto reconstrói casas na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem

Programa foi lançado pelo Instituto Shopping Recife em parceria com a empresa Arquitetura Faz Bem

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 13/09/2019 às 8:03
Foto: Bianca Sousa/JC Imagem
Programa foi lançado pelo Instituto Shopping Recife em parceria com a empresa Arquitetura Faz Bem - FOTO: Foto: Bianca Sousa/JC Imagem
Leitura:

Na manhã dessa quinta-feira (12), a casa onde Ednaldo José da Silva e Maria José da Silva moraram por 19 anos foi demolida em Entra Apulso, comunidade pobre localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Não sobraram nenhuma das paredes de madeirite nem as telhas brasilit que cobriam a morada. Diante dos escombros, Ednaldo exclamou com um sorriso: “Estou muito contente! Essa foi derrubada, mas vamos ter outra casa.”

A demolição, na verdade, significa o início de uma transformação na vida de Ednaldo e Maria José, que vivem de biscates. Eles são os primeiros contemplados com o projeto social lançado em 2019 pelo Instituto Shopping Recife com a empresa Arquitetura Faz Bem, para reconstruir cinco residências insalubres em Entra Apulso, a custo zero para os moradores. É uma reforma com um olhar sobre a saúde das famílias.

Com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e jardim interno para melhor aproveitamento da ventilação e da iluminação natural, a casa de Ednaldo e Maria José será de tijolos, coberta por telha canal que deixa o imóvel mais fresco. “Ficará com 41 metros quadrados, é a maior entre as cinco selecionadas e é o nosso maior desafio, pelo custo, tamanho da família e localização”, afirma o arquiteto Antonio Lucio Neto, fundador da Arquitetura Faz Bem.

A obra está prevista para ser executada em 45 dias e vai substituir uma moradia que alagava nos dias de chuva, além de atrair ratos e escorpiões. “Graças a Deus vou me livrar disso tudo, os meninos ficam com alergia e dois já foram mordidos por ratos. Sempre quis um lugar melhor para meus cinco filhos, agora eles poderão trazer amigos para casa, poderemos receber visitas e acomodar os parentes que vêm do interior”, diz Maria José.

Para reconstruir as casas o instituto e a Arquitetura Faz Bem recorreram a amigos, empresas, parceiros e clientes do Shopping Recife, centro de compras situado a poucos metros de Entra Apulso. A renda arrecadada com brechó solidário e com o espetáculo Dança Pulsante garantiram recursos financeiros. “Recebemos tijolo, cimento, argamassa, telha canal, material para revestimento e tinta”, informa Antonio Neto.

Bazar solidário

Colaborações ainda são bem-vindas, avisa a diretora-executiva do Instituto Shopping Recife, Lygia Leite. A entidade promoverá outra edição do bazar solidário para arrecadação de verba na Feirinha Gastrô do Shopping, montada no Parque de Esculturas. Os estandes para venda de roupas, calçados, acessórios e objetos de decoração funcionarão das 16h às 22h no próximo dia 27 de setembro e das 12h às 22h nos dias 28 e 29.

“Precisamos de recursos para pagar mão de obra e de portas, janelas, ferragens, móveis e eletrodomésticos para as casas”, detalham Antonio Neto e Lygia. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o instituto pelo Whatsapp (81) 98934-0143 e com Antonio Neto pelo telefone (81) 99942-8282. Lygia acrescenta que agentes comunitários de saúde contribuíram para a escolha das famílias beneficiadas em Entra Apulso.

A ajuda vai beneficiar, também, Ivonete Maria da Conceição, moradora de Entra Apulso há três anos. Na casa de 19 metros quadrados onde ele vive com um filho, praticamente não há divisões internas. Depois da reforma terá quarto, sala, cozinha e banheiro. Só uma parede será reaproveitada.

“Como ela não gosta de janela na fachada, decidimos colocar dois telhados sobrepostos e, entre um e outro, abrir a janela no teto, trazendo a iluminação por cima”, explica Antonio Neto. “Nunca imaginei uma coisa dessa, mas Deus sempre usa alguém para ajudar as pessoas”, declara Ivonete Maria.

Os agentes indicaram ao instituto, que atua na comunidade há 12 anos, os imóveis mais insalubres ocupados por moradores sem fonte de renda. “Essas pessoas não tinham condições de participar do projeto criado pela Arquitetura Faz Bem”, destaca Lygia Leite. A empresa está reformando casas na Zona Especial de Interesse Social (Zeis) Entra Apulso, com projeto de baixo custo adaptado ao orçamento reduzido das famílias. Antonio Neto espera concluir a reforma das cinco casas até o fim deste ano.

Últimas notícias