MONITORAMENTO

Pernambuco vai intensificar força-tarefa para conter manchas de óleo no Litoral Sul, onde está Porto de Galinhas

Nesta sexta-feira (18), um novo sobrevoo para identificar manchas nas praias do Litoral Sul será realizado às 5h30

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/10/2019 às 21:33
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Nesta sexta-feira (18), um novo sobrevoo para identificar manchas nas praias do Litoral Sul será realizado às 5h30 - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Com o avanço das manchas de óleo no Nordeste, Pernambuco vai intensificar a força-tarefa no Litoral Sul. Um novo sobrevoo para identificar possíveis focos de poluição nas praias da região será realizado às 5h30 desta sexta-feira (18). Nesta quinta-feira (17), seis toneis de combustível foram coletados em São José da Coroa Grande, na divisa com Alagoas.

"Colocamos, em São José da Coroa Grande, um conjunto de pessoas com barcos, mantas que fazem absorção e boias que fazem o isolamento para que, a partir da identificação de alguma mancha, a gente pudesse agir, foi o que aconteceu. Quando houve o sobrevoo, identificou-se, ainda em Peroba, Alagoas, uma mancha. Os barcos partiram e interceptaram em alto-mar. A maior parte do óleo ainda atingiu Alagoas. Seis toneis foram coletados em São José da Coroa Grande", explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, após reunião do grupo interinstitucional que monitora a situação.

Próximo passo

Nesta sexta-feira (18), além do sobrevoo pelo Litoral Sul, haverá um aumento na quantidade de profissionais mobilizados para conter o avanço das manchas.

"O próximo passo é fazer um novo monitoramento amanhã de manhã. A partir das 5h30, uma aeronave da Secretaria de Defesa Social (SDS) com técnico da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai fazer um novo sobrevoo por todo o Litoral Sul. Identificada alguma mancha, algum movimento, as equipes estão mobilizadas. Hoje, foram 70 pessoas. Amanhã, vamos ter cerca de 200 pessoas mobilizadas", disse o secretário.

A lista de 70 profissionais mobilizados nesta quinta-feira (17), no Litoral Sul, incluiu funcionários das prefeituras de São José da Coroa Grande e Tamandaré, CPRH, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Marinha. À tarde, mais 110 fuzileiros da Marinha chegaram para reforçar o grupo.

Estado de emergência em São José da Coroa Grande

Em menos de 24 horas após o reaparecimento de manchas de óleo nas praias de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, a prefeitura do município decretou, na noite desta quinta-feira (17), estado de emergência pública na região. Lembrando que no dia 25 de setembro, os moradores já haviam encontrados fragmentos de óleo nas praias.

Últimas notícias