FIM DE ANO

Consumidores aproveitam comércio aberto para iniciar compras de Natal

A partir desta sexta-feira (15), feriado nacional, comércio do Centro do Recife abrirá em feriados e fins de semana até o fim do ano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/11/2019 às 18:29
Foto: Amanda Rainheri/JC
A partir desta sexta-feira (15), feriado nacional, comércio do Centro do Recife abrirá em feriados e fins de semana até o fim do ano - FOTO: Foto: Amanda Rainheri/JC
Leitura:

O feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15), foi marcado também pelo primeiro dia de funcionamento do comércio do Centro do Recife em fins de semana e feriados. Com as lojas abertas das 9h às 17h, os consumidores aproveitaram, ainda timidamente, para começar as compras de fim de ano. 

Por enquanto, algumas pessoas estão dando prioridade à pesquisa de preços e outras às compras de itens de decoração de natal. Também tem quem esteja esperando pelo 13º salário para comprar roupas e presentes. 

De qualquer forma, o movimento nas lojas já começou a crescer. “A expectativa é de que melhore o movimento, que as pessoas acreditem no feriado e no domingo para vir comprar no nosso comércio. Natal e ano novo é a melhor época do ano, a mais esperada na verdade. A perspectiva é de aumentar as vendas porque vem um ano muito difícil para todo mundo e a gente espera agora o final do ano para dar uma melhorada”, contou Joseli Lemos, gerente de uma loja de confecções. 

Segundo Joseli, esta sexta-feira foi de bastante movimento na loja em que ela trabalha. As vendas, porém, foram “razoáveis”. “O pessoal veio muito para passear, olhar, alguns que vieram realmente para comprar”, acrescentou. 

Do ponto de vista dos clientes, o comércio aberto no feriado caiu bem, mas a tendência é realmente esperar pelo 13º salário para comprar. “Sempre vou mais ao shopping, mas não encontrei um produto que eu queria lá, vim aqui no centro e encontrei o que eu queria. Mas só vou comprar presentes no próximo mês, estou esperando entrar o 13º”, contou Helena Moura, que trabalha como serviços gerais em uma faculdade. 

Programação especial

A programação de funcionamento do comércio em fins de semana e feriados segue até o dia 31 de dezembro. Até lá, mais do que lojas funcionando, serão ralizadas ações do projeto Viver o Centro. Também serão ofertadas ações de cultura, educação, saúde, lazer e recreação nas ruas do Corredor do Comércio (Rua Nova e Rua Duque de Caxias) e na Praça da Independência.

Haverá apresentações de artistas locais, shows de mágica, performances circenses, desfiles de moda e festivais gastronômicos. O projeto é uma parceria da CDL Recife com a Prefeitura do Recife e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Também serão realizadas ações educativas de saúde bucal, nutrição, oficinas de automaquiagem, atividades recreativas com jogos populares e apresentações de grupos pastoris e corais.

Segurança 

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir do dia 25 de novembro, as ruas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista serão monitoradas por drones operados por policiais militares. Ainda neste ano, serão instaladas estruturas elevadas de observação que estarão posicionadas em locais estratégicos, como a Avenida Conde da Boa Vista e as ruas do Corredor do Comércio. 

Prêmios 

A partir do dia 10 de dezembro será iniciada a campanha Natal Premiado 2019. O objetivo é sortear prêmios para os consumidores. Além disso, haverá a presença do Papai Noel do Centro no Pátio do Livramento e Rua Imperatriz. 

Últimas notícias