NOVO POSTO

Emissão de passaportes já pode ser feita no RioMar Recife

Segundo a PF, com a chegada do posto ao mall, a corporação espera dar mais confortos às pessoas que precisam dos serviços

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/11/2019 às 9:15
Foto: Jailson Junior
FOTO: Foto: Jailson Junior
Leitura:

A Polícia Federal (PF) inaugurou nesta quarta-feira (27) um novo posto de atendimento no RioMar Recife, na Zona Sul da cidade. O espaço concentra serviços de atendimento à segurança privada, controle de armas e produtos químicos, além de emissão de passaportes. O posto funciona das 9h às 17h para emissão de passaporte e entrega do documento.

A inauguração do confortável e amplo espaço, que deve receber mais 700 pessoas diariamente, contou com a presença do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, do atual superintendente da PF em Pernambuco, Carlos Henrique Oliveira Sousa, da nova superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Carla Patrícia Cintra Barros, e Disney Rosseti, diretor-executivo da Polícia Federal, o segundo cargo mais importante da corporação.

Leia mais: Saiba como tirar seu passaporte no RioMar Recife

Em pronunciamento na solenidade de abertura do posto, o empresário João Carlos Paes Mendonça ressaltou a honra do grupo JCPM em receber uma instituição tão respeitada como a Polícia Federal.

"Para nós que fazemos o RioMar é uma imensa alegria poder contar com uma instituição da qualidade da Polícia Federal. Uma instituição que presta serviços relevantes ao Brasil, cheia de credibilidade e de carinho da população. Isso para nós é uma honra muito grande. Ele (o posto) vem fazer parte de um desejo nosso de ser um shopping diferente, não deve ser melhor nem pior que os outros, mas diferente, porque aqui temos agora mais um serviço importantíssimo. Temos gastronomia, lazer, serviços, inclusive um expresso cidadão, bancos etc. E também tem lojas, não podemos esquecer", brincou o empresário, arrancando sorrisos do público.

"Importante é que tudo isso agregado venha a prestar serviços para os pernambucanos e também para as pessoas que nos visitam. Um detalhe simples: segundo informações que nós temos, somos o segundo em visitação de pessoas que vem de fora. O primeiro é o Instituto Ricardo Brennand, segundo é o nosso RioMar. Então, é um prazer muito grande contar com a presença dessa instituição aqui. Tenho certeza que as pessoas vão ficar muito felizes. Desejamos sucesso a todos que estão trabalhando aqui, obrigado à Polícia Federal e fiquem certos de que contarão com todo apoio para realizar o seu trabalho. Estamos à disposição para fazermos o melhor possível para que seja um trabalho bonito e num conforto muito melhor que no aeroporto", completou.

Disney Rosseti também frisou a qualidade do mall como atrativo para a instalação do posto. "A exemplo do que já acontece em outros estados, nós passamos a ter aqui uma Parceria Público-Privada, uma ambientação mais adequada para receber usuários dos nossos serviços. Fica em uma ambientação melhor para atender o cidadão e também instalações mais adequadas para os nossos servidores. Muito mais conforto. É um dia festivo e mais um avanço em busca da eficiência do serviço público", explicou.

Segundo a delegada Luciana Martorelli, com a chegada do posto no mall, a PF espera dar mais conforto às pessoas que precisam dos serviços oferecidos pela corporação. "A intenção foi dar mais conforto ao requerente, à pessoa que procura os serviços da PF", disse ela. Quem for ao novo posto poderá ainda aproveitar para realizar outros serviços oferecidos pelo centro de compras. 

Para retirar o documento, os interessados devem acessar o site da PF, preencher um formulário online com seus dados pessoais, emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la em qualquer agência bancária ou pelo internet banking.

Cumpridas essas etapas, a pessoa deve realizar o agendamento para a confecção do documento também pelo site da PF. Após isso, deve se dirigir ao novo posto de atendimento da corporação no RioMar Recife munida de documento oficial com foto, com o comprovante de pagamento da GRU, número de protocolo e certificado de quitação eleitoral.

Foto: Jailson Junior
O posto funciona no mezanino 1 do RioMar Recife - Foto: Jailson Junior
O espaço da Polícia Federal concentra diversos serviços -
Segurança privada, controle de armas e produtos químicos, além de emissão de passaporte -
A taxa para emissão da caderneta custa R$ 257,25 -
Posto funciona das 9h às 15h para emissão e retirada de documento -

Posto do aeroporto

Luciana Martorelli ainda explicou que o posto de emissão de passaportes que funciona no Aeroporto Internacional do Recife será desativado aos poucos. "A emissão de passaporte será gradualmente desativada no aeroporto. Quem confeccionou o documento lá deve buscá-lo no mesmo local. Quando todos que usaram o serviço no aeroporto já tiverem buscado seu passaporte, o posto será desativado e o serviço será concentrado no RioMar Recife", explicou.

Quem confeccionou o documento no aeroporto, tem até 90 dias a partir da data marcada para entrega para retirar o passaporte no posto do terminal de passageiros.

Apesar disso, a delegada afirmou que o Núcleo de Registro de Estrangeiros vai continuar funcionando no aeroporto. "Esse é um serviço da PF destinado a estrangeiros residentes no Brasil", falou.

O posto funciona no mezanino 1 do RioMar Recife, que atualmente já tem em suas dependências o serviço do Expresso Cidadão, que emite diversos documentos como carteira de identidade e carteira de trabalho.

Últimas notícias