NOVA ESTAÇÃO

No Recife, muito sol e praia no início do verão 2020

Neste final de semana acontece o início da nova estação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/12/2019 às 10:41
Foto: Wellington Lima/ JC Imagem
Neste final de semana acontece o início da nova estação - FOTO: Foto: Wellington Lima/ JC Imagem
Leitura:

O verão tem início oficialmente neste domingo (22), mas alguns moradores e turistas não esperaram a nova estação para aproveitar o sol na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado (21). O dia amanheceu com poucas nuvens no céu e isso foi o suficiente para colocar os pés na areia. Mas é bom estar preparado para a possibilidade de chuva em áreas isoladas do Grande Recife. Além da temperatura agradável, com máxima de 33°C, um outro fator que levou as pessoas a saírem de casa foi o pagamento do 13° salário. 

No entanto, é bom estar atento para os riscos da exposição ao sol. Desde o dia 20 de outubro até o dia 11 de dezembro, o Grande Recife não registrou chuvas significativas nesse período. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que considera chuva significativa acima de 10 milímetros por hora, durante esse período não choveu mais que cinco milímetros por dia. Para conscientizar a população sobre o câncer de pele e os riscos da exposição inadequada ao sol, neste mês acontece a campanha ‘dezembro laranja’. As dermatologistas Débora Castro e Vanessa Nóbrega participaram do programa Casa Saudável, da TV JC, para dar dicas de como se proteger. 

Assista ao programa

Além da exposição correta ao sol, é importante estar atento na alimentação. Para os atletas que estão na dúvida sobre o que ingerir antes de começar alguma atividade, uma das opções é o suco rosa, que contém melancia, beterraba, limão e gengibre. Para o pós-treino, segundo a nutricionista Tamyris Farias, uma boa pedida é o muffin proteico. 

>> Dicas de verão: Saiba quais os alimentos para comer no pré e pós treino

A chegada do verão e, consequentemente, a elevação das temperaturas, provoca mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo de funcionar entre os 36 e 37 graus Celsius, provoca a perda de líquido pelo suor. No entanto, caso essas substâncias não sejam recuperadas, sintomas como queda de pressão, tontura, mal-estar e desidratação podem aparecer. 

Segundo a clínica-geral Lígia Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, para evitar que os sintomas se agravem, a hidratação e a alimentação são dois aliados e a maneira mais saudável de repor o sódio e o potássio é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. "O consumo de água e desse alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo", explicou. 

>> Verão: saiba como as altas temperaturas provocam mudanças no organismo

Praia Limpa 

Em sua 21ª edição, o projeto Praia Limpa contará com mais de 80 monitores que irão distribuir sacolas e copos de papel, de material 100% reciclável e biodegradável, para os banhistas ao longo dos oito quilômetros da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Serão distribuídas 540 mil sacolas de papel para o descarte correto do lixo e mais de 22 mil copos de papel. 

"O (projeto) Praia Limpa já é um projeto vencedor. Um projeto que é reconhecido pelos moradores e esse ano ano vai ser ainda maior", comentou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Segundo ele, "manter a praia limpa é fundamental para aumentar também o turismo", além da questão ambiental. 

A fisioterapeuta Poliana Miranda aproveitou o sábado de sol e foi para a praia de Boa Viagem com a filha, de 3 anos. Para ela, o projeto é importante e permite que a criança brinque na areia à vontade. "Eu acho o projeto maravilhoso. A praia está sempre limpa e tem a identificação da pulseirinha que é muito importante, porque caso a gente se descuide, tem a identificação do responsável e o telefone", disse.

Últimas notícias