Lazer

Férias Ecológicas na Ilha de Fernando de Noronha

Organizado pelo Projeto Golfinho Rotador, sediado em Fernando de Noronha, o programa Férias Ecológicas é destinado a crianças e adolescentes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/12/2019 às 12:10
Foto: Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
Organizado pelo Projeto Golfinho Rotador, sediado em Fernando de Noronha, o programa Férias Ecológicas é destinado a crianças e adolescentes - FOTO: Foto: Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
Leitura:

Crianças e adolescentes de 4 a 16 anos terão lazer garantido na Ilha de Fernando de Noronha em janeiro de 2020. Na temporada de férias escolares, o Projeto Golfinho Rotador desenvolve programa de Educação Ambiental, sem cobrança de taxa, para os pequenos residentes no distrito pernambucano. As vagas paras as Férias Ecológicas são limitadas a 30 participantes por semana.

As atividades recreativas e educativas serão divididas por idade, sendo cada semana destinada a uma faixa etária. Ocorrerão de segunda a sexta, das 9 às 12h, e nos sábados à tarde. De 6 a 11 de janeiro serão para crianças de 4 a 6 anos; de 13 a 18 de janeiro, para as de 7 a 9 anos; de 20 a 25 de janeiro, para as de 10 a 12 anos; e de 27 de janeiro a 1° de fevereiro, para as de 13 a 15 anos.

As inscrições estão abertas até 3 de janeiro, na sede do Projeto Golfinho Rotador, localizado na Praia do Boldró, no horário comercial. É necessária a presença do responsável e a apresentação de um documento da criança ou adolescente para efetivar a participação no programa. A preferência é para moradores de Fernando de Noronha. Vagas que não forem preenchidas serão destinadas a visitantes.

Aos jovens a partir de 16 anos é ofertada a possibilidade de atuar como monitores, com o objetivo de exercitar sua responsabilidade. Os pais também podem participar, para tornar mais efetivo o processo educacional das crianças.

Entre as atividades oferecidas em 2020 estão o teatro, canoa havaiana, observação de golfinhos e aves, saída de barco, rodas de conversa, trilhas e leitura de gibi. Os organizadores disponibilizarão transporte aos participantes, que serão apanhados nos pontos de ônibus da ilha.

As Férias Ecológicas são uma tradição em Fernando de Noronha e em 2020 contarão com a terceira geração de participantes. “O programa oferece opção de lazer e amplia a percepção sobre a conservação ambiental dos jovens moradores da ilha no período das férias escolares”, informa Cynthia Gerling, coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador.

“O programa também possui um grande alcance social, pois cria oportunidades de diversão e aprendizado para crianças e adolescentes noronhenses, impedindo que estejam entregues ao ócio em pleno verão. Nesse período o turismo atinge seu ápice e a grande quantidade de visitantes inevitavelmente implica no contato da comunidade com realidades e mentalidades diversas. Sendo o turismo a principal atividade econômica da ilha, no período de férias os pais geralmente estão mais atarefados e, consequentemente, menos presentes dentro da estrutura familiar”, declara a educadora ambiental.

Tema

Com o tema “O Oceano e Nós”, o programa Férias Ecológicas de Fernando de Noronha pretende contribuir para o aprendizado vivencial dos participantes, estimulando a importância de serem guardiões dos mares e oceanos. Essa ação é desenvolvida anualmente, completa três décadas em janeiro de 2020 e em cada ano traz uma temática diferente.

O mar ocupa 71% da superfície da superfície da Terra e é fundamental no equilíbrio climático do Planeta. Absorve CO2, contribuindo para a amenização do aquecimento global. Além disso, a maior parte das chuvas vem da água que evapora dos oceanos nas zonas tropicais. É dos oceanos que 1 bilhão de pessoas extraem seu alimento.

As Férias Ecológicas, assim como outras atividades na área de educação ambiental, além da pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores, ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Últimas notícias